Imprensa Rio Claro SP Rio Claro inicia nova etapa da vacinação contra a Gripe A na segunda-feira | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

sábado, 21 de abril de 2018.

Rio Claro inicia nova etapa da vacinação contra a Gripe A na segunda-feira

Depois de vacinar os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos no atendimento a pacientes, a rede pública municipal de saúde inicia nesta segunda-feira, 22, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Gripe A. Até 7 de maio, deverão ser vacinadas todas as gestantes e, até 2 de abril, pessoas com até 59 anos de idade com doenças crônicas em tratamento e crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias.
O atendimento para a vacinação será feito em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. “Orientamos os moradores para que se dirijam à unidade mais próxima de suas casas, com o cartão de vacinação e um documento de identificação”, informa Catarina Burigo Almeida, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde de Rio Claro.
Gestantes e pacientes com doenças crônicas em tratamento e que não fazem acompanhamento nas unidades públicas de saúde (UBS e USF), devem apresentar documento médico com a indicação.
A campanha de vacinação contra a Gripe A terá ainda outras três etapas: de 5 a 23 de abril, para a população de 20 a 29 anos; de 24 de abril a 7 de maio, para idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas em tratamento; e de 10 a 21 de maio, para a população de 30 a 39 anos.
A gripe A, também chamada de gripe suína, é provocada por um novo tipo de vírus diferente da gripe comum. Os sintomas da gripe A são: fadiga, febre, dor de garganta, dores musculares, calafrios, tosse e espirros. Algumas pessoas podem apresentar diarréia e vômito. Na maioria dos casos ocorre uma melhora após uma semana dos sintomas. Entretanto, outras pessoas podem apresentar pneumonia ou outras complicações, precisando ser hospitalizadas e podendo até evoluir para a morte.
O vírus H1N1 é transmitido de pessoa a pessoa através da tosse, espirro e, às vezes, por contato com objetos contaminados. As formas de se proteger desta doença são: lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool-gel especialmente após espirrar ou tossir, usar lenço descartável para cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, não ficar em ambientes fechados e com muitas pessoas quando estiver gripado, e vacinação.
A maior parte das pessoas apresenta pouca ou nenhuma imunidade à Gripe A e, portanto, não estão preparadas para combater o vírus. Conforme orientação do Ministério da Saúde, neste momento serão vacinados os grupos prioritários porque eles têm maior chance de contrair as formas mais graves da doença.