Imprensa Rio Claro SP Olga Salomão visita Unesp e apresenta projetos | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019.

Arquivo Mensal

Olga Salomão visita Unesp e apresenta projetos

Na manhã desta terça-feira (27) a vice-prefeita e secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro, Olga Salomão, esteve em visita à Unesp, atendendo convite da direção do Centro de Estudos Ambientais (Cea).

No encontro de duas horas, Olga Salomão apresentou todos os projetos que já deu encaminhamento em menos de um mês e que estabelecem mudanças significativas na estrutura da Sepladema e no encaminhamento da gestão ambiental no município.

A proposta de criação da Secretaria de Meio Ambiente, dentro do processo de reestruturação da Sepladema, foi muito bem recebida pelos professores. Sâmia Tauk, professora reconhecida internacionalmente na área de meio ambiente, comentou que essa conquista é uma luta de muitos anos por parte do município. “Excelente iniciativa que dará um novo direcionamento às questões ambientais de Rio Claro”, informou.

O professor Roberto Naves Domingos, coordenador executivo do Cea, elogiou o projeto para a criação da secretaria ao considerá-lo “um avanço e independência no tratamento de assuntos específicos ambientais hoje de fundamental importância na sociedade”.

Parceiros

Os diretores da Unesp e Olga Salomão discutiram os problemas com as nascentes, lagos, a água, recuperação de micro-bacias, a floresta e como se aproveitar estruturas que possam resultar em gestão sustentável e usufruto da população, seja cultural – e isso inclui patrimônio histórico –  ou turística.

O Centro de Estudos Ambientais se colocou à disposição da prefeitura no sentido de ampla parceria para o aproveitamento de toda estrutura ambiental que a Unesp dispõe e que pode ser utilizada nessa nova proposta do planejamento ambiental municipal. Hoje o Cea é parceiro da Sepladema na cessão de salas para a diretoria de manejo florestal, dirigida por José Luis Timoni, que já está sendo transferida do horto.

A secretária Olga Salomão agradeceu todo o apoio recebido e solicitou aos diretores do Centro de Estudos Ambientais que acompanhem e opinem sobre a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente.

Na visita, Olga teve a oportunidade de conhecer os laboratórios móveis de tecnologia alemã para análise de água e que servem de treinamento para alunos; e o projeto de criação do parque museu de calcário no distrito de Assistência, que será um pólo geológico e exemplo de recuperação de área degradada.



astropay bozum