quinta-feira, 24 de julho de 2014.

Calendário de maio do Cata-Bagulho está disponível no site da prefeitura

A programação de maio do Cata-Bagulho da prefeitura de Rio Claro já está disponível à comunidade. Para saber em que dia o caminhão de coleta de materiais vai passar em cada bairro, basta acessar o site www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”, na parte superior da página. Cerca de 60 toneladas de materiais são recolhidos mensalmente pelo serviço, que a cada 30 dias percorre toda a área urbana da cidade.

Somente nos três primeiros dias de maio, serão percorridos os bairros Jardim Progresso, Parque São Jorge, Jardim São João, Jardim São Caetano, Residencial das Flores, Residencial São José, Jardim Santa Maria, Jardim Boa Vista, Conjunto Habitacional Recanto Verde, Jardim Primavera, Jardim Portugal, Vila Saibreiro, Vila Operária, Jardim Karan, Vila Aparecida, Santana, Alto do Santana, Vila BNH, Vila Santa Terezinha, Jardim Azul e Jardim Olinda.

Até às 8 horas do dia programado para a coleta, os moradores devem colocar na frente da residência os materiais a serem recolhidos pelo caminhão.O cronograma é montado por região, abrangendo vários bairros vizinhos.

“Móveis e itens eletrônicos inservíveis, metais, plásticos, óleo de cozinha usado, desde que corretamente embalado, e outros objetos velhos e sem utilidade podem ser deixados na calçada, no dia da coleta, para serem recolhidos”, comenta a secretária interina de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Regina Ferreira da Silva. A secretária interina ressalta que o serviço tem sido uma alternativa eficiente para evitar que a população descarte esses materiais de maneira irregular em locais inapropriados, e lembra que entulho e lixo doméstico não são retirados pelo caminhão do Cata-Bagulho.

O Cata-Bagulho faz parte dos esforços da prefeitura para manter a cidade limpa. Com a colaboração da comunidade, o serviço ajuda a dar destinação correta a materiais que, se descartados incorretamente, causam danos ao meio ambiente, entopem galerias de águas da chuva, obstruem as vias públicas e pioram o aspecto dos bairros.

Além de deixar materiais para serem recolhidos pelo Cata-Bagulho no dia de coleta disponibilizado no calendário mensal, a comunidade também pode utilizar os ecopontos implantados pela prefeitura. Já o lixo doméstico deve ser colocado na rua no dia e horário da coleta de lixo domiciliar, que atende todos os bairros de Rio Claro.