domingo, 21 de dezembro de 2014.
           

Arquivo Mensal

Escola no Jardim Progresso começa a atender no ano que vem

A obra da escola que está sendo construída pela prefeitura no Jardim Progresso entrou na fase de acabamento. Até agora, a unidade representa investimento superior a R$ 1,5 milhão, e entrará em funcionamento no início do ano que vem, somando mais 160 vagas para a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Rio Claro. A nova escola funcionará em período integral para crianças de zero a cinco anos. As inscrições para a nova escola terminam nesta sexta-feira (11).

Os pais interessados em colocar os filhos na nova escola do Jardim Progresso devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal da Educação, que fica no Núcleo Administrativo Municipal (Rua seis, Alto de Santana). Já as inscrições para as demais unidades podem ser feitas em qualquer escola de educação infantil, também até a sexta-feira. Os pais podem indicar até três escolas para os filhos, por ordem de preferência.

“A escola que estamos construindo no Progresso integra nossos esforços pelo aumento das vagas, especialmente de creches, e nossa busca pela ampliação do atendimento em período integral”, explica a secretária da Educação, Heloísa do Carmo.

A nova escola de Rio Claro é fruto de parceria entre a prefeitura e governo federal, por intermédio do Programa Pró-Infância e segue o padrão do Ministério da Educação, projetada para oferecer o mais adequado espaço de trabalho aos professores e de aprendizagem aos alunos. Além das salas de aula, as escolas do Pró-Infância têm salas-ambiente e estrutura que favorece as atividades para o desenvolvimento das crianças nos aspectos didático, social, emocional e psicológico, entre outros.

O prédio no Jardim Progresso é o primeiro de uma série de escolas que a prefeitura vai construir em convênio com o Pró-Infância. A segunda obra já em andamento no Novo Wenzel/Bonsucesso e será a primeira creche pública municipal instalada para atender aquela comunidade. Outras três escolas do tipo serão construídas nos bairros Vila Anhanguera, Bosques de Rio Claro e Jardim Araucária. As cinco unidades vão somar 800 vagas em tempo integral para crianças de zero a cinco anos.

Novas escolas

Os investimentos da prefeitura em novas unidades de ensino se intensificaram a partir de 2009. As escolas entregues nesse período atendem a crianças e adolescentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nesses quatro anos a rede pública municipal de ensino de Rio Claro passou a contar com:

·       Escola Municipal Benedito José Zaine, no distrito de Ferraz, com capacidade para atender 50 alunos. Entregue em 2099.

·       Complexo Educacional, no Jardim Novo, com capacidade para atender até 2.100 alunos. Entregue em 2011, reúne a creche Sebastião Ambrósio; a escola de Educação Infantil Hélio Jorge dos Santos; escola de etapa 1 do Ensino Fundamental; e a escola estadual de etapa 2 do Ensino Fundamental Januário Sylvio Pezzotti.

·       Escola Municipal Marina Cyrino, na Vila Operária, com 120 vagas para crianças de zero a cinco anos. Entregue em 2011, funciona em prédio alugado onde ficava a antiga escola Pimentinha.

·       Escola Municipal Darci Reginatto, no bairro Santa Cruz, com 240 vagas de Ensino Fundamental. Entregue em 2011, funciona em prédio alugado.

·       Escola Municipal Maria Isabel Soares, no Bairro do Estádio, com 62 vagas de creche. Entregue em 2012, foi instalada em prédio adquirido e reformado pela prefeitura.

·       Novo prédio da Escola Municipal Santa Rosa, no Grande Cervezão, com 140 vagas de creche. Entregue em 2012, com mais vagas e melhores recursos, é o prédio próprio da escola que funcionava em instalações alugadas naquela região.

A prefeitura também investe em reformas e ampliações para criar mais vagas na rede pública municipal, caso das escolas Victorino Machado e Antônio Sebastião da Silva, com obras em andamento. Além disso, a escola Sueli Marin vai ganhar prédio próprio e as obras estão em estágio adiantado, com previsão de serem concluídas durante o ano que vem.