Imprensa Rio Claro SP Galpão para pneus é mais um avanço ambiental do município | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 23 de maio de 2019.

Arquivo Mensal

Galpão para pneus é mais um avanço ambiental do município

Entregue na manhã dessa segunda-feira (07) pelo prefeito Du Altimari, o galpão para pneus significa mais uma ferramenta da administração municipal para o devido descarte de materiais altamente poluentes.


O galpão foi construído no aterro sanitário e atende normas ambientais de resíduos sólidos. Em Rio Claro são recolhidos três mil pneus por mês, provenientes de borracharias e coletores. Com o galpão, o aterro passa a ter um local adequado para seu armazenamento e posterior reaproveitamento.


A vice-prefeita e secretária da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – Olga Salomão, considerou a construção do galpão “uma grande conquista para Rio Claro, pois a situação envolve saúde pública e o município recebe uma quantidade imensa desse material”.


A secretária lembrou o trabalho do ex-secretário da Sepladema, Milton Luz, que iniciou a reorganização do aterro em 2009; e as conquistas recentes da Diretoria de Resíduos Sólidos. Olga informou que já estão sendo providenciadas melhorias das condições de trabalho dos funcionários do aterro.


O prefeito Du Altimari reafirmou o compromisso com o meio ambiente dizendo que seu governo tem dado atenção especial e investido na gestão de resíduos sólidos, que representam sério problema para as cidades.


“O desenvolvimento sustentável é um dos eixos de nosso governo”, lembrou Altimari, citando as conquistas conseguidas como a estação de chorume, que é a segunda do Estado; a operação cata-bagulho; a coleta seletiva com cobertura 100%; a implantação dos ecopontos; e a organização do aterro sanitário, um dos maiores do interior paulista.


Os vereadores Raquel Picelli e Julinho Lopes também falaram destacando o trabalho conjunto em defesa das políticas ambientais sustentáveis e a gerente da Cetesb, Ednéia Parada, elogiou o município ao dizer que “se observa a preocupação da administração e os resultados, que estão aparecendo”.


Compareceram à inauguração a responsável pelo Departamento de Resíduos Sólidos da Sepladema, engenheira Regina Ferreira da Silva; o presidente da Sustentare Ambiental, empresa que administra o aterro sanitário, Adilson Alves; o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Waldemar Bóbbo; o representante da Fox Water, empresa que opera a estação de tratamento de chorume, Raul de Paiva Neto; secretários e diretores da prefeitura; e representantes do Centro de Controle de Zoonoses e de prevenção e combate ao mosquito da dengue.