Imprensa Rio Claro SP Festival de Arte de Ação traz artistas internacionais a Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

sábado, 23 de junho de 2018.

Festival de Arte de Ação traz artistas internacionais a Rio Claro

Rio Claro realiza nos dias 15 e 19 de outubro o Micro Festival Internacional de Arte de Ação do município, com a participação de artistas do Chile, Argentina e Quebec, além de brasileiros. Com entrada gratuita, o evento é indicado para maiores de 16 anos.

O festival tem como proposta proporcionar ao público o contato direto com a arte de performance em diversos suportes, entre eles o desenho, a pintura, a instalação, a fotografia, a vídeo arte e a própria linguagem da performance com as ações ao vivo dos artistas participantes.

O evento contará com a participação dos artistas Inti Pujol (Argentina), Eli Neira (Chile), Rodolphe-Yves Lapointe (Quebec) e dos brasileiros Dora Meirelles, Augusto Meneguin, Cecilia Stelini, Matheus Alecci, Sechi e João de Lima Neto, sendo que os dois últimos são rio-clarenses. A atividade tem a coordenação do artista visual e diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Renê Mainardi, e curadoria do artista visual e coordenador da Sechiisland, José Roberto Sechi.

Para os organizadores, o festival representa oportunidade ímpar para o público estar em contato direto com artistas de referência mundial da performance arte. O festival também irá proporcionar a aproximação do público com essa linguagem, que hoje é um dos principais expoentes artísticos da arte contemporânea.

“Os artistas estrangeiros estão no Brasil para participar da Perpendicular na Bienal de São Paulo e aproveitamos a vinda deles para convidá-los para vir a Rio Claro”, explica Renê Mainardi, um dos responsáveis pelo evento. “Os artistas fazem parte de nossa rede de trabalho e já os conhecíamos de festivais anteriores”, comenta Renê, acrescentando que essa rede de trabalho em comum facilitou a vinda dos artistas a Rio Claro.

O evento será realizado no dia 15 (quarta-feira) às 19h30, no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3, 568, Centro, esquina com a Rua 7. No dia 19 (domingo) o festival acontecerá às 18 horas na Sechiisland, na República Corporal, localizada na Avenida M-29, 2183, Jardim São João. Na ocasião também será realizada na República Corporal a abertura da exposição Agua Negra, da artista argentina Inti Pujol. A artista fará residência artística no espaço durante o período em que estiver em Rio Claro.

O Micro Festival Internacional de Arte de Ação é realizado pela Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Sechiisland – República Corporal e o Conservatório de Arte. O evento conta com o apoio da Ong LumiArte, Rede Vinil, Aquarius Bar, La Niña Dulces, AT/AL/609 e Pequeños Apoyos para Artistas da Argentina.