Imprensa Rio Claro SP Fundação Ulysses forma 12º turma de informática no Cervezão | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 22 de maio de 2018.

Arquivo Mensal

Fundação Ulysses forma 12º turma de informática no Cervezão

A Fundação Pública Municipal de Rio Claro Ulysses Silveira Guimarães realizou a formatura de mais duas turmas do curso de iniciação à informática do Posto Digital Municipal Beija-Flor, localizado no Cervezão.

A confraternização de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu na manhã do último sábado (11) com a presença de familiares dos 33 formandos e também de representantes da comunidade local.

A outorga simbólica dos diplomas foi feita pelo diretor financeiro da Fundação Ulysses, Pablo Fonseca, que destacou a importância social da informática e suas perspectivas profissionais para o mercado de trabalho e para a cidadania. O evento contou também com a participação do vereador Agnelo Matos e da presidente da Associação de Moradores do bairro, Carmelita.

“Matriculei a minha filha Katiane, de 13 anos, para fazer o curso de informática básica e acabei me inscrevendo também”, conta Isis Borges da Silva ao receber o seu certificado. “Além de gratuito, o curso tem ótimas professoras”, completa.

As aulas foram ministradas pelas estagiárias Antonia Daniela Silva Cruz, no período da manhã, e Rosangela Pereira Brito do Nascimento, à tarde. O curso de inclusão digital teve a duração de 30 horas em períodos da manhã e da tarde.

Para os primos de 14 anos Fagner Nunes Pereira e Nicolas Pereira de Oliveira, do Jardim Progresso, o curso é um apoio aos estudos. “Aprendemos a utilizar muitas ferramentas no computador que nos ajudam nas pesquisas escolares”, comenta Fagner que pretende se inscrever em um módulo avançado.

O jovem Kauã de Oliveira dos Santos, de oito anos, foi o aluno mais novo da turma. Segundo a professora Daniela, no primeiro dia de aula Kauã mal conseguia manusear o mouse e o teclado. “Agora ele está bem mais hábil. Além de aprender noções de informática desenvolveu atividades motoras”, diz Daniela.   “Quando estou aprendendo, não sinto a minha idade”, conta Ivone Aparecida Barbosa, a aluna mais idosa do curso, com 72 anos de idade. “O computador não é mais um tabu para mim”, afirma.

Segundo Pablo Fonseca, a Fundação Ulysses Guimarães mantém cursos de inclusão nos dois postos digitais municipais do Cervezão. Em cinco anos de atividades os postos já formaram mais de 12 turmas, com aproximadamente 500 alunos beneficiados diretamente.

Atualmente estão abertas novas inscrições para os cursos gratuitos de informática que se iniciarão a partir do 2º semestre de 2015. Os locais são o Posto da Guarda Municipal, Rua M14, nº 379 e a Associação dos Moradores do Beija-flor, localizado a Rua M7, nº 490, no bairro Cervezão. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com as professoras Daniela e Rosângela.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP