Imprensa Rio Claro SP Ato em Rio Claro comemora Semana Ulysses Guimarães | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

terça-feira, 22 de maio de 2018.

Ato em Rio Claro comemora Semana Ulysses Guimarães

Figura proeminente da política brasileira no século passado, Senhor Diretas, como foi chamado durante a campanha pela volta das eleições diretas para Presidente da República, em meados dos anos 1980, e presidente da Assembléia Nacional Constituinte que redigiu e promulgou a Constituição de 1988, Ulysses Guimarães é filho​o​ ilustre de Rio Claro e um dos nomes mais importantes no processo que restaurou a democracia no Brasil, após o longo período da ditadura militar iniciada com o golpe de 1964.

N​est​a sexta-feira, dia 9, às 19 horas, em solenidade marcada para a sede administrativa da Fundação Pública Municipal de Rio Claro Ulysses Guimarães, localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), a trajetória do cidadão e político Ulysses será novamente lembrada. ​”É uma homenagem mais do que justa a este grande rio-clarense”, ressalta Ruy Fina, presidente da Fundação.

A trajetória ​de Ulysses começou após formar-se em Direito pela USP, ter sido vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e de se eleger deputado estadual pela primeira vez, em 1947, chegando à Câmara dos Deputados em​19​50, onde foi reeleito em 1954 e, depois, em 1958. Teve, enfim, papel destacado na vida política nacional, ocupando alguns dos principais cargos da República, inclusive candidatando-se à Presidência, em 1989, na primeira eleição presidencial direta pós-ditadura.

Vítima de um acidente em 12 de outubro de 1992, no litoral entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, após a queda do helicóptero em que viajava com a esposa Mora e o casal Severo Gomes, Ulysses teve sua morte reconhecida, embora o corpo não tenha sido encontrado. Sua perda foi um dos momentos de grande comoção nacional.

O ato desta sexta-feira em Rio Claro​, alusivo às comemorações da Semana Ulysses Guimarães, será também um momento de reflexão sobre o estágio atual da democracia brasileira, que luta pela estabilidade política em meio a uma crise econômica de ​âmbito​ global.

A Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro mantém em atividade o projeto Livro Vivo, que funciona na antiga estação ferroviária da cidade, com atendimento também no Jardim Panorama, ​Ajapi​, Santa Elisa, Paço Municipal, Jardim Independência e Bonsucesso/Novo W​enzel. Para retirar livros nestes locais basta que o interessado compareça a um dos pontos citados e escolha o título que deseja por empréstimo.

Duas bibliotecas compõem o acervo atual da Fundação. Um​a​ delas, da própria entidade, reúne 3.000 livros, com farta literatura sobre o patrono famoso. A outra, com 16.000 livros, foi doada ao município pelo escritor João de Scantimburgo, falec​ido em março de 2013. Os livros dos dois acervos não podem ser retirados, mas ficam disponíveis para leitura nas salas da sede da Fundação Ulysses, no NAM, à Rua 06, nº 3265.