Imprensa Rio Claro SP Ato em Rio Claro comemora Semana Ulysses Guimarães | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 21 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Ato em Rio Claro comemora Semana Ulysses Guimarães

Figura proeminente da política brasileira no século passado, Senhor Diretas, como foi chamado durante a campanha pela volta das eleições diretas para Presidente da República, em meados dos anos 1980, e presidente da Assembléia Nacional Constituinte que redigiu e promulgou a Constituição de 1988, Ulysses Guimarães é filho​o​ ilustre de Rio Claro e um dos nomes mais importantes no processo que restaurou a democracia no Brasil, após o longo período da ditadura militar iniciada com o golpe de 1964.

N​est​a sexta-feira, dia 9, às 19 horas, em solenidade marcada para a sede administrativa da Fundação Pública Municipal de Rio Claro Ulysses Guimarães, localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), a trajetória do cidadão e político Ulysses será novamente lembrada. ​”É uma homenagem mais do que justa a este grande rio-clarense”, ressalta Ruy Fina, presidente da Fundação.

A trajetória ​de Ulysses começou após formar-se em Direito pela USP, ter sido vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e de se eleger deputado estadual pela primeira vez, em 1947, chegando à Câmara dos Deputados em​19​50, onde foi reeleito em 1954 e, depois, em 1958. Teve, enfim, papel destacado na vida política nacional, ocupando alguns dos principais cargos da República, inclusive candidatando-se à Presidência, em 1989, na primeira eleição presidencial direta pós-ditadura.

Vítima de um acidente em 12 de outubro de 1992, no litoral entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, após a queda do helicóptero em que viajava com a esposa Mora e o casal Severo Gomes, Ulysses teve sua morte reconhecida, embora o corpo não tenha sido encontrado. Sua perda foi um dos momentos de grande comoção nacional.

O ato desta sexta-feira em Rio Claro​, alusivo às comemorações da Semana Ulysses Guimarães, será também um momento de reflexão sobre o estágio atual da democracia brasileira, que luta pela estabilidade política em meio a uma crise econômica de ​âmbito​ global.

A Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro mantém em atividade o projeto Livro Vivo, que funciona na antiga estação ferroviária da cidade, com atendimento também no Jardim Panorama, ​Ajapi​, Santa Elisa, Paço Municipal, Jardim Independência e Bonsucesso/Novo W​enzel. Para retirar livros nestes locais basta que o interessado compareça a um dos pontos citados e escolha o título que deseja por empréstimo.

Duas bibliotecas compõem o acervo atual da Fundação. Um​a​ delas, da própria entidade, reúne 3.000 livros, com farta literatura sobre o patrono famoso. A outra, com 16.000 livros, foi doada ao município pelo escritor João de Scantimburgo, falec​ido em março de 2013. Os livros dos dois acervos não podem ser retirados, mas ficam disponíveis para leitura nas salas da sede da Fundação Ulysses, no NAM, à Rua 06, nº 3265.


astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP