Imprensa Rio Claro SP Peça de trem instalada na Avenida 7 homenageia ferroviários | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.

Arquivo Mensal

Peça de trem instalada na Avenida 7 homenageia ferroviários

O legado da ferrovia e a importância do trabalho dos ferroviários para Rio Claro ganharam referência permanente em um dos pontos mais movimentos do município. Na manhã de segunda-feira (21) o prefeito Du Altimari acompanhou a colocação, no cruzamento da Avenida 7 com a Rua 1, de estrutura metálica que homenageia a história ferroviária, que está na base do desenvolvimento da cidade.

“A história de nossa ferrovia é motivo de orgulho para os rio-clarenses”, comenta Altimari. “Resgatar a memória ferroviária é valorizar nossas raízes, entender parte de nosso presente e nos inspirar para o futuro”, comenta, lembrando que perto dali estão sendo restaurados, em suas características originais, a casa de comando e a antiga casa do chefe da estação, localizadas na Rua 1, na altura da Avenida 5.

A peça recém instalada no cruzamento da Rua 1 com Avenida 7 é um eixo de rodas de vagões, conhecido domo “eixo de truck”. Foi doada ao município pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT) e pela Rumo Logística. A instalação foi feita por equipe da secretaria municipal de Obras.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado, a referência aos ferroviários será integrada à ampla praça que está sendo implantada ao longo da Rua 1, a partir da Avenida 7, na segunda etapa da revitalização daquela região do centro histórico do município.

Renovação paisagística de todo o trecho que vai da Avenida 7 à Avenida 3, nova iluminação, calçamento em mosaico português fazem parte da renovação urbanística que acontece no local. Na primeira etapa dos trabalhos, o antigo pontilhão no cruzamento da Avenida 7 com a Rua 1 foi aterrado e novo trecho de via foi aberto naquele ponto.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP