Imprensa Rio Claro SP Novo busto de Ulysses Guimarães será feito em fibra de vidro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 21 de outubro de 2018.

Novo busto de Ulysses Guimarães será feito em fibra de vidro

Rio Claro está se mobilizando para substituir o busto de Ulysses Guimarães, furtado da Praça da Liberdade no mês passado. Uma das possibilidades é usar como modelo perfil do ex-deputado existente na Fundação Ulysses Guimarães. A proposta também prevê a construção da peça em fibra de vidro, ao invés de bronze, para reduzir riscos de novos furtos. “A aparência será similar ao bronze, mas o material utilizado não terá apelo para ladrões”, explica o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Ruy Fina.

O objetivo é substituir o busto até o mês de outubro, em que serão comemorados os 100 anos de nascimento do rio-clarense Ulysses Guimarães, um dos políticos mais importantes do país e articulador da Constituição de 1988.

O busto de Ulysses Guimarães feito em bronze, que foi furtado em fevereiro, estava na Praça da Liberdade desde 1995. A ação criminosa está sendo investigada pela Polícia Civil. Outro ato contra o patrimônio municipal, que resultou em graves danos à estátua do índio no Jardim Público, também está mobilizando setores da prefeitura de Rio Claro. A Secretaria Municipal de Cultura está tomando as providências necessárias para a restauração da peça.