Imprensa Rio Claro SP Rio Claro comemora centenário de Ulysses Guimarães | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 21 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro comemora centenário de Ulysses Guimarães

O centenário de Ulysses Guimarães está sendo comemorado em Rio Claro, sua terra natal, que abriu na manhã desta quinta-feira (6) a Semana Ulysses Guimarães em solenidade na Praça de Liberdade. No monumento que homenageia o ex-deputado que assumiu por 19 vezes a Presidência da República, foi colocado um novo busto, agora em fibra de vidro, em substituição ao que foi furtado no início do ano. Também foi descerrada placa com célebres frases de Ulysses, uma delas atualíssima em sua mensagem, conforme lembrou o prefeito Du Atimari: “Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração”. Ulysses também dizia que “Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida”.

O prefeito ressaltou a luta de Ulysses para a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que foi o embrião da Unesp em Rio Claro, e observou que a cidade está ganhando uma faculdade de medicina. “Mais uma vez, a semente pela educação está sendo plantada”, afirmou.

Representante da Fundação Municipal Ulysses Guimarães, o jornalista Paulo Jodate David, que foi amigo de Ulysses, testemunhou a “facilidade de Ulysses em fazer política com “P” maiúsculo, foi um homem que vivia política 24 horas por dia”.

O ex-vereador Sérgio Guilherme, autor da lei que instituiu a Semana Municipal Ulysses Guimarães na década de 90, lembrou que o projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e permite a continuidade da vivência da cidade com seu filho ilustre. “Nós, do Legislativo, vamos dar sequência a este trabalho de preservar a história de Ulysses”, informou a vereadora Maria do Carmo Guilherme, que discursou como representante da Câmara Municipal.

A cerimônia também reuniu Gabriel Chamma, representando o governo Geraldo Alckmim, Reinaldo Timoni, representando a Fundação Nacional Ulysses Guimarães, Jairo Mascia, vice-prefeito de Analândia, secretários e diretores municipais, Tiro de Guerra, Polícia Militar e estudantes. O deputado Aldo Demarchi e o presidente Michel Temer encaminharam ofício justificando ausência.

O rio-clarense Ulysses, que foi chamado de Senhor Diretas e dedicou sua vida à defesa da democracia e do Estado de Direito, esteve em Rio Claro em 18 de janeiro de 1984, no primeiro comício da campanha pelas Diretas Já no interior do País.

Ulysses faleceu em 12 de outubro de 1992, num acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ), em que perderam a vida também sua companheira Dona Mora, o então senador Severo Gomes, a esposa de Severo e o piloto da aeronave.

A Fundação Ulysses Guimarães, instalada em prédio no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e presidida por Ruy Pignataro Fina, promoverá uma Casa Aberta, já com visita agendada para o dia 7, pelos alunos de 5º ano da Escola Monsenhor Martins. As visitas, nos dias seguintes, podem ser agendadas diretamente com a Fundação, pelo telefone 3523-7226.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP