Imprensa Rio Claro SP Controle de Zoonoses orienta sobre morcegos em áreas urbanas | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 26 de abril de 2018.

Arquivo Mensal

Controle de Zoonoses orienta sobre morcegos em áreas urbanas

Morcegos são os únicos mamíferos que voam. São animais muito úteis e necessários ao equilíbrio da natureza, mas causam problemas ao homem através de suas fezes, que podem contaminar e, se infectados, transmitir a raiva, orienta o Centro de Controle de Zoonoses da Fundação de Saúde de Rio Claro.

Existem mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas (que se alimentam de sangue). Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas, qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a raiva e, por viverem em colônias e terem o hábito de lamber uns aos outros, acabam transmitindo a doença pela saliva a outros indivíduos do bando.


A destruição de seu habitat natural faz com que fiquem cada vez mais próximos das cidades e vão adaptando-se às construções urbanas. Naturalmente vivem em árvores e cavernas e nos centros urbanos instalam-se nos telhados, forros, churrasqueiras, locais semelhantes aos que tinham nas matas.


Encontrou um morcego em casa. O que fazer?

Se um morcego estiver voando durante o dia ou cães e gatos caçarem um morcego, deve-se ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses. A pessoa não deve tocar no morcego, mesmo se estiver morto.

Caso seja encontrado caído ao chão, o Zoonoses deverá ser acionado para enviar um funcionário treinado e vacinado até o local, recolher o morcego e o enviar imediatamente ao Instituto Pasteur para exames antirrábicos. Os telefones do CCZ Rio Claro para orientações são: 3535-4441 e 3533-7155; ou ligar para o Serviço 156.

Como prevenir

. Se os morcegos estiverem abrigados no forro, retirar algumas telhas, acender uma lâmpada ou colocar algumas telhas de vidro, para que a luz entre e afugente-os.

. Após a retirada dos morcegos do forro, realizar a limpeza e desinfecção, umedecendo a superfície com solução de água e cloro, na proporção de meio litro de cloro para um litro de água. Sempre utilizar máscara, botas e luvas. As fezes retiradas devem ser ensacadas e descartadas no lixo.

. Vedar as frestas do telhado;

. Telar as janelas;

. Realizar a poda das árvores para aumentar a incidência de luz;

.Retirar frutos das árvores, eliminando alimentos dos morcegos frugívoros.

. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão (mordida, arranhão ou lambedura) a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP