Imprensa Rio Claro SP Prefeitura celebra acordo para manter Fundação Ulysses sem custo para o município | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 22 de maio de 2018.

Arquivo Mensal

Prefeitura celebra acordo para manter Fundação Ulysses sem custo para o município

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou nesta segunda-feira (10) o protocolo de intenções para viabilizar o convênio que permitirá à Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro receber recursos da Fundação Nacional Ulysses Guimarães, com sede em Brasília, para custeio da autarquia municipal sem ônus para o município.

“Encontramos um denominador comum que vai permitir manter a Fundação Ulysses com outro modelo, sem custos para a prefeitura”, disse Juninho que reiterou a intenção de instalar uma creche para 200 crianças no antigo prédio da fundação no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Nos moldes anteriores a fundação teria gastos de aproximadamente R$ 3 milhões em quatro anos.

Chico Donato, secretário de Gestão da Fundação Nacional Ulysses Guimarães, comentou que o ato realizado em Rio Claro é “uma atitude republicana”. “Essa etapa foi vencida, agora temos que empreender esforços para incluir Rio Claro no circuito turístico nacional com o nome de Ulysses Guimarães”, assinalou ao comparar Rio Claro com a cidade mineira de Tiradentes.

Evandro Mesquita representou o Conselho Nacional da Fundação Ulysses na solenidade e salientou o pioneirismo da parceria. “Esse convênio é diferente, é o primeiro assinado entre a fundação nacional e um município, o que mostra a importância e o diferencial da Fundação Ulysses de Rio Claro”, afirmou. Para ele, quando Rio Claro valoriza a fundação, valoriza a memória de Ulysses Guimarães e reverencia a história brasileira.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destacou a importância da união de partidos e pessoas para manter a Fundação Ulysses que, segundo ele, é um patrimônio da cidade. “Acredito que esse convênio irá contribuir para o desenvolvimento de projetos em benefício da cidade”, declarou. A vereadora Maria do Carmo Guilherme definiu como “histórico” o entendimento entre PMDB e Democratas para viabilização do convênio. “Isso nunca aconteceu em Rio Claro, por isso hoje estamos fazendo história”, destacou.

O vereador Val Demarchi comentou que a viabilização do convênio foi uma empreitada do DEM e do PMDB, mas nada teria sido possível sem o apoio do prefeito que se sensibilizou com a causa pensando no melhor para o município. “O intuito da fundação é trabalhar pelo desenvolvimento de Rio Claro. O Dr. Ulysses é um baluarte dessa cidade e quem não cuida de sua história dificilmente terá um futuro próspero”, pontuou.

O presidente do diretório municipal do PMDB, João Vieira, enalteceu a sensibilidade das pessoas que trabalharam pela manutenção da Fundação Ulysses que, de acordo com ele, tem a intenção de trabalhar para e por Rio Claro. “A fundação é importante para a captação de recursos”, disse. Uma das primeiras medidas de gestão da FUG é alugar um prédio para abrigar o acervo da Fundação Ulysses e isso está sendo providenciado. A fundação municipal terá diretoria e conselho cujos nomes estão sendo definidos.

Também participaram da cerimônia de assinatura de convênio os secretários Daniela Ferraz (Cultura) e Rodrigo Ragghiante (Procuradoria Jurídica); a superintendente do Arquivo Público e Histórico, Mônica Frandi Ferreira; os vereadores Seron do Proerd, Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Rogério Guedes, Yves Carbinatti e Irander Augusto Lopes; além do ex-vereador Sérgio Guilherme, do professor da Unesp Antonio Carlos Simões Pião, entre outras lideranças partidárias.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP