Imprensa Rio Claro SP Com mão de obra do Nova Vida, prefeitura faz limpeza no Chanceler | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 17 de dezembro de 2017.

Com mão de obra do Nova Vida, prefeitura faz limpeza no Chanceler

Ao mesmo tempo em que emprega e capacita pessoas em situação de vulnerabilidade, o programa Nova Vida, lançado na quarta-feira (9) pela prefeitura de Rio Claro, também contribui para a realização de serviços que beneficiam toda a comunidade.

Nesta semana os bolsistas realizaram limpeza e corte de mato na escola estadual Chanceler Raul Fernandes. A prefeitura se empenhou, dentro de suas possibilidades, para realizar o serviço que atende reivindicação da população.

“O Nova Vida beneficia toda a cidade, principalmente os bolsistas, que estão tendo a oportunidade de melhorar a vida por meio do emprego”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa teve todas as vagas já preenchidas. Atualmente as pessoas contratadas prestam serviços às secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Administração, além de trabalharem na Horta Solidária e na manutenção e limpeza de prédios e vias públicas. Das 39 pessoas que já estão trabalhando no programa, sete são pessoas em situação de rua.

Os bolsistas selecionados pelo Nova Vida recebem bolsa de um salário mínimo e vale-alimentação. Eles trabalham seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, sendo que um dia da semana é destinado à capacitação por meio de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa de Capacitação para o Trabalho da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e instituições parceiras.

Os bolsistas podem ficar no programa por até dois anos, com avaliação semestral. Se durante a vigência do contrato eles encontrarem alguma oportunidade de emprego, poderão se desligar do programa para assumir a nova função.