Imprensa Rio Claro SP Encontro de gerações é marcado por apresentações culturais | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

segunda-feira, 20 de novembro de 2017.

Encontro de gerações é marcado por apresentações culturais

Rio Claro promoveu no dia 7 de agosto encontro de pessoas de diferentes faixas etárias, em atividades no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo. Cerca de 250 pessoas, de crianças a idosos, participaram do evento que marcou a abertura do projeto “Intergeracionalidade como forma de proteção e bem estar do idoso”.

“Foi muito gratificante presenciar a iniciativa das crianças ao auxiliar os idosos em atitudes espontâneas que mostram a preocupação delas com o idoso”, comenta o professor Francisco Claro de Moraes, assessor municipal de Políticas Públicas para os Idosos, acrescentando que o objetivo do projeto é promover integração e respeito aos idosos.

Os participantes do encontro realizaram várias intervenções culturais, incluindo música, dança e teatro. Esta foi a primeira de três etapas do projeto. Na segunda etapa os professores da rede pública municipal de ensino recebem capacitação para transmitir aos alunos assuntos ligados ao universo do idoso. Serão discutidos temas como parkinson, alzeimher, relações familiares, importância de atividades físicas, saúde bucal e estatuto do idoso, entre outros. “É preciso educar as crianças para o envelhecimento com gratidão e respeito aos idosos”, afirma o professor Francisco.

Na etapa final do projeto, as crianças irão desenvolver trabalho com o que aprenderam em sala de aula.

A atividade do dia 7 foi promovida pela Diretoria de Políticas Especiais e contou com a participação do Sesi, escola agrícola, CTP Maria Gama, estúdio de dança Tatiana Leite, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Bandeirantes, Coral O Mensageiro e dupla Valdeci e Pietro.