Imprensa Rio Claro SP Prefeitura renegocia contratos e economiza R$ 1,4 milhão em aluguéis | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quarta-feira, 23 de maio de 2018.

Prefeitura renegocia contratos e economiza R$ 1,4 milhão em aluguéis

A prefeitura de Rio Claro vem trabalhando para diminuir o valor gasto com aluguéis. A expectativa de redução é de pelo menos R$ 1,4 milhão até 2020. Desde o início do ano, a prefeitura renegociou contratos e entregou casas de aluguel gerando uma economia mensal de quase R$ 30 mil aos cofres públicos, totalizando R$ 360 mil por ano. O corte de gastos com aluguel é uma das medidas administrativas adotadas pelo governo municipal para enxugar despesas e reorganizar as finanças da prefeitura.

Para atingir esse objetivo, alguns departamentos foram transferidos para prédios próprios ou aglutinados num único espaço. “Estamos otimizando espaços e gerando economia de recursos sem deixar de observar a qualidade no atendimento à população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O dinheiro público deve ser bem cuidado e aplicado para garantir o desenvolvimento do município”, afirma Juninho, que também destacou o empenho dos secretários municipais na redução de custos com aluguéis.

A prefeitura também fez renegociação de contratos. Exemplo disso é o prédio que abriga a Escola Municipal Darci Reginatto. Em maio, a unidade de ensino se mudou para um novo imóvel melhorando as instalações e gerando economia mensal de R$ 3 mil. O valor do aluguel diminuiu de R$ 16,8 mil para R$ 13 mil ao mês, totalizando redução de R$ 45,6 mil ao ano. A meta do governo municipal é aumentar ainda mais o valor economizado com aluguéis. “Queremos chegar a R$ 100 mil mensal de economia e já estamos trabalhando para isso”, informa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

A prefeitura de Rio Claro tem uma despesa de R$ 270 mil por mês com aluguel. O objetivo é diminuir esse montante para no mínimo R$ 190 mil. Uma das medidas previstas é a locação de espaços maiores que possam abrigar vários departamentos, repartições e serviços. “Essa aglutinação irá otimizar espaço e pessoal, além de facilitar o atendimento ao munícipe que terá disponível vários serviços num único local”, observa Dietrich. Ao juntar vários serviços num único imóvel, além da economia com aluguel, também há redução de outras despesas como água, luz, limpeza e segurança.