Imprensa Rio Claro SP Obras de creche no Terra Nova avançam em ritmo acelerado | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

segunda-feira, 20 de novembro de 2017.

Obras de creche no Terra Nova avançam em ritmo acelerado

Moradores da região do Terra Nova, em Rio Claro, vão contar a partir do ano que vem com nova creche, que atenderá cerca de 120 alunos de zero a três anos. “Entendemos a necessidade das mães e pais que precisam de um local para deixar seus filhos enquanto buscam o sustento para a família”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve sexta-feira (6) no local vistoriando as obras, acompanhado do secretário de Educação, Adriano Moreira.

A construção da creche foi retomada no final de abril depois de quase dois anos paralisada. As obras, que foram interrompidas na administração anterior, agora seguem em ritmo acelerado. Em seis meses os trabalhos avançaram muito e a perspectiva é de que o novo prédio fique pronto em 2018.

“A criação de vagas em creche está entre nossas prioridades e os números mostram isso”, observa Juninho, citando que assumiu a administração com déficit de 1.155 vagas. “Já criamos 425 vagas em creche e estamos trabalhando para ampliar esse número, atendendo o máximo de famílias possível”, acrescenta o prefeito. Além disso, foram criadas 135 vagas em pré-escola e 100 no programa Presença Esperança.

“A demanda por vagas de creche é grande e com a construção dessa escola são mais crianças beneficiadas, em mais um passo importante na redução da fila de espera”, afirma Adriano Moreira.

A obra tem previsão de investimento de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 427,8 mil de contrapartida do município. A nova escola é fruto de convênio entre a prefeitura e o governo estadual, por meio do programa Creche Escola. O município quase perdeu a escola, cujo convênio foi cancelado porque não foi prorrogado pela administração municipal anterior. Com o trabalho conjunto do governo municipal e do deputado estadual Aldo Demarchi o convênio foi renovado e a obra foi retomada no final de abril, após quase dois anos de paralisação.

Os esforços para ampliar a oferta por vagas em creche incluem ainda a construção de outras três unidades de ensino que atenderão crianças de zero a três anos. Cada uma terá capacidade para atender 120 alunos, totalizando 360 vagas. As escolas serão construídas nos bairros Jardim Residencial dos Bosques, Jardim Residencial das Palmeiras e Bosques de Rio Claro.

Os três projetos são dos anos de 2010, 2011 e 2013 que estavam encaminhados, mas que não receberam a atenção devida por parte da administração anterior e o prazo de construção expirou. Após tratativas com Ministério da Educação, via ministro Mendonça Filho, o município conseguiu recuperar os projetos de construção, que terão recursos do governo federal.