Imprensa Rio Claro SP Cerimônia na Praça da Liberdade marca aniversário de 101 anos de Ulysses Guimarães | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 21 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Cerimônia na Praça da Liberdade marca aniversário de 101 anos de Ulysses Guimarães

Rio Claro realizou nesta sexta-feira (6) atividade em comemoração aos 101 anos do ex-deputado federal Ulysses Guimarães. O evento aconteceu na Praça da Liberdade e contou com a presença de autoridades. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, observou que a história não se apaga e que o nome e a herança democrática de Ulysses continuam sendo enaltecidos no município. O prefeito observa que com o entendimento entre o município e a Fundação Nacional, a Fundação Municipal Ulysses Guimarães ganhou uma nova dinâmica de trabalho, com custeios agora mantidos pela entidade nacional, sem ônus para o município.

“A referência positiva de Ulysses Guimarães precisa servir de espelho para os políticos e cidadãos”, disse Juninho lembrando que o prédio onde funcionava a Fundação Ulysses, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), irá abrigar uma escola, que deverá ter o nome do grande parlamentar brasileiro.

A atividade na sexta-feira começou com contação de história promovida por Ruy Fina para os alunos da Escola Municipal Marcelo Schmidt. Ruy Fina contou aos pequenos algumas passagens sobre a vida de Ulysses Guimarães destacando a importância do ex-deputado para história política do País.

O ex-vereador Manoel Silva destacou a importância da participação das crianças em eventos como esse, que mantêm viva a memória de um cidadão rio-clarense que lutou muito pela democracia no Brasil. O ex-prefeito de Rio Claro, Álvaro Perin, falou do seu prazer em ter convivido com Ulysses, figura ilustre que deveria ser cultuada e utilizada como exemplo a ser seguido.

O deputado estadual Aldo Demarchi disse que se espelhou em Ulysses e no ex-deputado José Felício Castelano, o Gijo, no início de sua vida política como vereador. “Não podemos esquecer quem escreveu a história. Ulysses foi um dos principais articuladores da Constituição Federal de 1988, a lei máxima do País, e do movimento Diretas Já”, lembrou Demarchi.

Chico Donato, secretário de gestão da Fundação Nacional Ulysses Guimarães, comentou que os rio-clarenses devem ter orgulho de morar em uma cidade onde nasceu um grande político. A vereadora Maria do Carmo Guilherme observou que a atividade tem como objetivo manter viva a memória de Ulysses Guimarães, por isso a importância do envolvimento das crianças.

Da atividade também participaram o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante; a secretária de Cultura, Daniela Ferraz; Simone Gonçalves Reganham, diretora do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação; Juliana Duarte, coordenadora Pedagógica; ex-vereador Sérgio Guilherme; João Vieira de Campos Filho, presidente do Conselho da Fundação Ulysses Guimarães; vereador Val Demarchi; advogados Jouber Turolla e Fábio Perin; entre outros.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP