Imprensa Rio Claro SP Mutirão contra o Aedes será realizado em 6 bairros neste sábado em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

segunda-feira, 20 de novembro de 2017.

Mutirão contra o Aedes será realizado em 6 bairros neste sábado em Rio Claro

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da prefeitura de Rio Claro, realizam neste sábado (21) mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação, a partir das 8 horas, será em seis bairros: Jardim das Paineiras, Jardim Panorama, Jardim Figueira, Recanto Paraíso, Santa Eliza e Jardim Paulista 2.
Os agentes, devidamente identificados com crachás, farão visitas casa a casa nesses bairros.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, o quadro de casos no município segue inalterado há cerca de quatro meses. Desde o início do ano foram registrados doze casos de dengue, oito de chikungunya e nenhum de zika vírus.

A Secretaria de Saúde de Rio Claro ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. A atenção deve ser redobrada neste período em que normalmente há mais chuvas. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; manter garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; e não deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas.

Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água. Os recipientes utilizados para guardar água devem ser lavados com água e sabão pelo menos uma vez por semana.