Imprensa Rio Claro SP Fundo Social de RC fará sua maior distribuição de aparelhos auditivos | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 17 de dezembro de 2017.

Fundo Social de RC fará sua maior distribuição de aparelhos auditivos

O governo municipal de Rio Claro fará a maior entrega de aparelhos auditivos já realizada pela prefeitura. Quatrocentos aparelhos foram adquiridos para distribuição a pessoas na fila de espera, para atender mais de 200 pessoas. Os 50 primeiros termos de doação serão assinados nessa sexta-feira (8) no paço municipal, a partir das 9 horas. “Isso é fruto do árduo trabalho que fizemos neste ano de 2017, quando assumimos a administração e nos deparamos com uma longa fila de pessoas esperando por esses equipamentos”, comenta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Algumas estão aguardando desde 2013”, acrescenta.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca que a entrega dos aparelhos auditivos reafirma a disposição do atual governo em resolver questões que ficaram anos sem solução em administrações passadas. “Também damos mais um exemplo de que a saúde é prioridade em nossa administração”, acrescenta, destacando o trabalho ininterrupto do Fundo Social de Solidariedade para levantar recursos e atender centenas de famílias em várias necessidades básicas. “Por isso devemos agradecer a todos os voluntários e aqueles que dão seu apoio às campanhas do Fundo Social”, completa.

O investimento do município na aquisição dos aparelhos foi de R$ 210 mil e a iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo a fonoaudióloga Carina Paula Teciano, a distribuição dos aparelhos auditivos representa grande ganho em qualidade de vida para os beneficiados. “As próteses auditivas ajudam a reverter o quadro de isolamento que atinge muitos que sofrem com perdas na audição”, comenta, explicando que esse problema frequentemente leva pessoas a abrirem mão da vida social. “Outros incômodos, como zumbidos, também são atenuados com o uso de aparelhos auditivos”, completa.

Hoje a fila de espera para aparelhos auditivos do Fundo Social de Solidariedade tem cerca de 230 pessoas, entre elas algumas que precisam utilizar duas unidades. Os encaminhamentos são feitos pelo Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória, entidade que é administrada e mantida pela Secretaria Municipal de Saúde. “Após passarem pelo otorrinolaringologista, as pessoas vêm ao CHI com laudo médico e aqui fazemos a triagem e cadastro na lista da prefeitura, que é unificada, para que o Fundo Social providencie os aparelhos”, explica a coordenadora do CHI, Juliene Patrícia Antonio, reforçando que essa é a primeira vez que o município faz uma entrega de aparelhos nessa quantidade.

As pessoas que vão receber as próteses auditivas estão sendo chamadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Após assinarem o termo de doação, serão encaminhadas para atualização do exame audiométrico, trabalho que será feito pela empresa Starkey, que venceu a concorrência pública para o fornecimento dos aparelhos. Depois, serão dadas as demais orientações para o recebimento dos itens.

Além da entrega de aparelhos auditivos, a prefeitura de Rio Claro faz outros atendimentos a pessoas com problemas de audição. O Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória realiza atendimento terapêutico a crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Para pessoas acima dessa faixa etária o atendimento é ambulatorial, realizado nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.