Imprensa Rio Claro SP Guarda Municipal e serviço social fazem operação no Jardim Público | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 19 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Guarda Municipal e serviço social fazem operação no Jardim Público

A prefeitura de Rio Claro realizou nesta quinta-feira (7) operação conjunta no Jardim Público e na Praça Dalva de Oliveira. Foram realizadas ações de segurança e atendimento a pessoas em situação de rua. A ação foi comandada pela Secretaria de Segurança por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio de outras secretarias como Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Social. O Instituto Viver e Conviver (IVC), que administra a Casa de Passagem, também participou da operação.

“Vamos fazer operações diárias em espaços públicos, encaminhando estas pessoas aos serviços sociais quando for caso. A população pode estar certa de que faremos um trabalho intenso e concentrado, sem tolerância à bandidagem”, informa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana.

Na ação desta quinta-feira os moradores de rua receberam orientação sobre como obter auxílio do serviço social. Também foram oferecidas passagens aos moradores que não são de Rio Claro para retornarem às suas cidades de origem. Além disso, os guardas municipais fizeram abordagens para verificar se entre os andarilhos havia foragidos da polícia ou indivíduos com mandados de prisão expedidos. “As pessoas com pendências na Justiça são encaminhadas para a delegacia”, informa o comandante da GCM, Luís Fernando Godoy.

O esforço da prefeitura é mais uma iniciativa para encarar um problema antigo. Em agosto deste ano, o governo municipal lançou o programa Nova Vida, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, que oferece capacitação profissional e oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados e moradores em situação de rua.

O IVC também oferece atendimento aos moradores de rua por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que funciona no terminal rodoviário.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP