Imprensa Rio Claro SP Rio Claro vai zerar fila de 4 anos por aparelhos auditivos | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 17 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro vai zerar fila de 4 anos por aparelhos auditivos

Sem ouvir direito há meses, Sebastião dos Santos Teodoro, morador do Jardim Guanabara 1 em Rio Claro, era só alegria ao receber dois aparelhos auditivos nesta sexta-feira (8) no paço municipal. “Vou poder ouvir e me comunicar melhor com a minha família”, disse após assinar o termo de doação das próteses.

Seu Sebastião integra um grupo de 40 pessoas com perda auditiva que receberam gratuitamente próteses fornecidas pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. “Meu marido ouve muito pouco e fala com muita dificuldade e, para nós, esse aparelho é muito importante. Estou muito feliz”, declarou Elizabete Teodoro, esposa de seu Sebastião.

No total serão doadas 400 próteses auditivas, zerando a fila de espera com pessoas aguardando desde 2013. O município investiu R$ 210 mil na compra dos aparelhos. “Essa é a maior entrega de aparelhos auditivos da história de Rio Claro. Estou muito feliz de estar à frente do Fundo Social e poder proporcionar essa alegria e melhor qualidade de vida para essas pessoas que sofrem com perda auditiva”, declarou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, restabelecer a audição de quem tem perda auditiva promove inclusão social e melhora o convívio familiar e social. “São momentos como esse, em que podemos ajudar a quem mais precisa, que nos alegram por estar à frente da prefeitura. Com trabalho, respeito e senso de prioridade, estamos conseguindo agir em benefício da comunidade”, disse.

Entre os beneficiários está o servidor municipal Jeremias Pereira das Neves, que teve perda total de audição de um ouvido e 50% do outro, após sofrer uma queda de três metros de altura há quase dois anos. Sua capacidade de audição é limitada e há risco do problema se agravar. “Sem o aparelho auditivo posso perder totalmente a audição”, afirma Neves explicando que o uso da prótese vai lhe permitir recuperar parte da capacidade de ouvir e estabilizar o problema. “Estou muito feliz em ganhar o aparelho que é muito caro e não tenho condições de comprar”, declarou.

Para Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, é “uma alegria participar dessa iniciativa de inclusão social e oferecer às pessoas que esperam há tanto tempo a oportunidade de ouvir novamente”.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, enalteceu o trabalho realizado pela administração municipal para atender a comunidade. “A entrega dessa quantidade de aparelhos auditivos é um momento histórico na cidade e demonstra que o trabalho realizado pelo Fundo Social está alinhado ao plano do governo de atender aqueles que estão na fila de espera há muito tempo”, pontuou.

Juliene Patrícia Antonio, coordenadora do Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória, desejou felicidades aos “futuros ouvintes” e fez votos de que os aparelhos sejam bem aproveitados.

As pessoas que vão receber as próteses auditivas estão sendo chamadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Após assinarem o termo de doação, elas serão encaminhadas para atualização do exame audiométrico, trabalho que será feito pela empresa Starkey, que venceu a licitação para o fornecimento dos aparelhos.

O acompanhamento dos pacientes no período de adaptação aos aparelhos será feito pela fonoaudióloga Karina Paula Teciano de Carvalho. “Espero ajudar cada um de vocês nessa nova etapa de suas vidas”, disse aos beneficiários presentes ao evento no paço municipal.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, e sua esposa Luciana Bellagamba; os secretários Djair Francisco (Saúde) e Gilberto Brina (Governo); Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência; os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes; entre outras autoridades e público em geral.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP