Imprensa Rio Claro SP Rio Claro participa da certificação final do Programa Município Verde Azul | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 15 de julho de 2018.

Rio Claro participa da certificação final do Programa Município Verde Azul

Comitiva de Rio Claro participa na quarta-feira (13) do décimo Encontro Estadual do Programa Município Verde Azul (PMVA). É a última etapa da certificação desse programa do governo estadual, que destaca os municípios melhores colocados em ranking das ações em prol do meio ambiente. O evento será realizado na capital paulista.

Representam Rio Claro o secretário do Meio Ambiente, Antonio Penteado; o coordenador ambiental da Secretaria da Educação e interlocutor do PMVA em Rio Claro, Edison Andrade; o diretor do departamento de Meio Ambiente, Iuri David Antonio; e o gerente de Resíduos Sólidos, Leonardo Andrade. O evento, que será realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, terá o anúncio de quais municípios, entre as 108 pré-certificados, serão contemplados com o selo de certificação do programa Município Verde Azul.

“As cidades que atingirem 80 pontos dentro das 10 diretivas do PMVA receberão o certificado, garantindo prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop)”, explica Edison Andrade.

Na segunda pré-certificação do programa, realizada em setembro, Rio Claro somou 60,9 pontos e foi a cidade paulista que mais avançou em todas as diretivas do PMVA, já que em junho, na primeira pré-certificação, o município obteve 11,46 pontos. A evolução foi de 424,35% no ranking ambiental e garantiu o município entre os 108 que conquistaram pré-certificação entre as mais de 500 inseridas no programa. Na ocasião, a cidade com melhor pontuação foi Fernandópolis, com 89,47 pontos.

“Estamos trabalhando muito para melhorar ainda mais o desempenho de Rio Claro em cada diretiva do programa”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Antonio Penteado. “Desde já quero destacar o empenho e qualidade da nossa equipe, que está redobrando esforços para colocar o município como um dos destaques em políticas ambientais do estado, acrescenta.

Lançado em 2007 pelo governo estadual, o PMVA tem o objetivo de auxiliar as prefeituras paulistas no desenvolvimento de ações pela sustentabilidade. Neste ano a administração do Estado de São Paulo destinou R$ 15 milhões ao programa, dez vezes mais que o destinado em 2016.