Imprensa Rio Claro SP Aos 74 anos, aluno de judô da Setur é inspiração para mais jovens | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018.

Aos 74 anos, aluno de judô da Setur é inspiração para mais jovens

Na última sexta-feira (8) 137 alunos da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) participaram de solenidade para troca de faixa no judô, no Ginásio de Esportes Felipe Karam. O destaque ficou por conta da homenagem feita ao aluno de 74 anos, o aposentado Joel Carlos Miotto. A cerimônia contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, do titular da Setur, Ronald Penteado, vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário, e também do chefe de gabinete Ricardo Naitzke.

A solenidade para troca de faixa contou com a participação de 112 alunos do Pólo Mubarac, alunos do professor Rodolfo Mathias, e 25 alunos do Pólo Sest/Senat, da professora Patrícia Baumgartner Diniz.

Durante a cerimônia, o prefeito Juninho destacou a importância do trabalho de fortalecimento das categorias de base. “A descentralização das atividades esportivas, uma das prioridades do nosso programa de governo, tem como objetivo fortalecer a base local e desta forma contribuir na formação de crianças e jovens, estimulando as práticas esportivas”, explicou Juninho.

O aposentado homenageado, Joel Carlos Miotto, é um dos alunos do professor Rodolfo Mathias, do pólo Mubarac. Na juventude, Miotto já praticou o esporte, que foi retomado há dois anos.

Para Ronald Penteado a justa homenagem mostra que não há idade para a prática esportiva. “O senhor Miotto é um exemplo a ser seguido, pois demonstra que força de vontade é fundamental independente da idade”, diz Ronald, parabenizando todos os alunos pela troca de faixa.

“Me sinto feliz em saber que sou um bom exemplo para os mais novos. E eles devem lembrar que a felicidade não está apenas na vitória. Pode estar também na jornada e na vontade de progredir”, observa Miotto.

Para o professor Mathias a prática de atividade física é fundamental em qualquer idade. “O judô é uma atividade que atende alunos de todas as idades, o que importa é a determinação e o senhor Miotto é um exemplo a ser seguido”, diz.

Atualmente o judô da Setur possui cerca de 180 alunos matriculados, com idades entre cinco e 74 anos, atendidos nos pólos Uadi Mubarac e Sest/Senat.

Mathias destaca que, no mês de outubro, em cerimônia organizada pela Federação Paulista de Judô, quatro alunos da Setur receberam graduação faixa preta. “São alunos da Setur desde os sete anos e que já participam de competições. É uma certificação muito importante, pois são anos de estudos”, diz o professor que, na mesma cerimônia recebeu o certificado de 5º dan, uma das graduações dentro da faixa preta.

Os interessados em participar das aulas gratuitas oferecidas pela Setur podem obter mais informações no setor de matrículas, nos números 3533-5422 e 3533-5433.