Imprensa Rio Claro SP Fundação Ulysses Guimarães inaugura nova sede nesta sexta-feira em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018.

Arquivo Mensal

Fundação Ulysses Guimarães inaugura nova sede nesta sexta-feira em Rio Claro

A Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro inaugura a nova sede da entidade nesta sexta-feira (15). O evento será realizado às 15 horas na Rua 6, 1.995, Centro. As novas instalações foram providenciadas pela Fundação Nacional Ulysses Guimarães, com sede em Brasília, sem ônus para a prefeitura. Os gastos com a manutenção da autarquia municipal serão custeados pela fundação nacional.

Em janeiro deste ano a prefeitura extinguiu cargos e salários da Fundação Ulysses Guimarães gerando economia anual de quase R$ 700 mil aos cofres públicos. Em julho foi celebrado convênio que permite à Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro receber recursos da Fundação Nacional Ulysses Guimarães de Brasília. O acordo garantiu o funcionamento da entidade local em outro modelo de gestão.

“Conseguimos encontrar uma forma de manter a fundação sem onerar os cofres públicos e sem comprometer a política de corte de gastos implementada pela prefeitura desde o início do ano”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que a parceria valoriza a história e a memória do ex-deputado Ulysses Guimarães.

Na nova sede será guardado o material sobre o ex-deputado Ulysses Guimarães. O acervo é constituído por mais de 21 mil peças entre documentos, artigos, certificados e livros doados pelo jornalista e escritor João de Scantimburgo, falecido em 2013. O presidente do diretório municipal do PMDB, João Vieira, destaca a importância da FUG ter local próprio para dar continuidade aos trabalhos iniciados em 1994, com os amigos de Ulysses, e a partir de 1998 com a criação da autarquia municipal.

“A fundação vem crescendo ao longo dos anos e oferecendo serviços à comunidade que terão continuidade na nova casa”, afirma Vieira. De acordo com ele, nesse período, a FUG conseguiu recursos a fundo perdido para a construção do antigo prédio da autarquia no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Também tem posse do último projeto criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a construção do Museu Ulysses Guimarães em Rio Claro. “Vamos tentar obter recursos com o Ministério da Cultura para a construção do museu”, declara Vieira. A obra foi orçada em R$ 37 milhões.

Também no evento desta sexta-feira (15) serão entregues os prêmios dos vencedores do concurso “Ulysses Guimarães e a Nossa História”, realizado com professores da rede municipal de ensino. Os educadores deveriam apresentar planos de aula sobre a vida de Ulysses e os cinco melhores trabalhos serão premiados com notebooks, cursos, livros e vistas à FUG de Brasília.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP