Imprensa Rio Claro SP 3 em cada 10 pacientes agendados no Espaço Mais Saúde faltam às consultas | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018.

Arquivo Mensal

3 em cada 10 pacientes agendados no Espaço Mais Saúde faltam às consultas

Implantado há três meses, o Espaço Mais Saúde de Rio Claro já atendeu milhares de pessoas e se firmou como um programa essencial para a redução das filas de espera por consultas, exames e procedimentos médicos. A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde querem que iniciativa melhore ainda mais e por isso reforçam a orientação aos pacientes para que não faltem às consultas. De setembro a dezembro o Espaço Mais Saúde tem apresentado índice entre 25% a 30% de ausência de pacientes. São pessoas que tiveram consultas e exames agendados e confirmados, mas que no dia e hora marcados não compareceram. Essa atitude atrapalha o andamento dos trabalhos e tira a vez de pessoas que estão nas filas de espera.

“O Espaço Mais Saúde está se tornando uma referência em atendimento e acolhimento. Porém, precisamos que todos cumpram o compromisso de comparecer de acordo com os agendamentos para não perder a vez nem tirar a oportunidade de outras pessoas serem atendidas”, comenta o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O Espaço Mais Saúde é investimento custeado pelos cofres públicos municipais. Cada consulta, exame e ou cirurgia de média e pequena complexidade feito no local é pago em valores da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde). “É muito importante que a pessoa vá à sua consulta ou exame agendado no Espaço Mais Saúde, porque faltando ela volta ao fim da fila de espera”, explica o Secretário de Saúde, Djair Francisco, reforçando que um dos objetivos do complexo médico-hospitalar é justamente reduzir as filas.

As pessoas com atendimento agendado no Espaço Mais Saúde que não podem ir, devem comunicar a unidade de saúde de sua região, onde passou previamente para acertar detalhes da consulta. “Assim é possível ter maior controle para um possível novo agendamento”, acrescenta o secretário de Saúde.

No Espaço Mais Saúde são atendidos pacientes nas filas de espera por consultas, exames e cirurgias de média e pequena complexidade. O agendamento desses pacientes é feito pela Central de Regulação Ambulatorial do SUS em Rio Claro, que chama os pacientes por telefone.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP