Imprensa Rio Claro SP Rio Claro investe na inclusão das pessoas com deficiência | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 17 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro investe na inclusão das pessoas com deficiência

Um dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da prefeitura de Rio Claro que se formaram nesta semana na escola Caic, Márcio Meneguel, é deficiente auditivo. Ele concluiu a oitava série do Ensino Fundamental junto com outros 20 estudantes e mostra a importância da educação inclusiva praticada na rede municipal de ensino rio-clarense. “Cada vitória como essa é um exemplo para pessoas com deficiência e para a sociedade em geral”, comenta o assessor municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Paulo Meyer, que participou da cerimônia de formatura na quarta-feira, 13.

A EJA da escola Caic tem outros estudantes com deficiência auditiva que freqüentam o curso junto com os demais alunos e são auxiliados por intérpretes em sala de aula. No total, a Secretaria Municipal da Educação conta com dez desses profissionais, três deles no Caic, localizado no Jardim Brasília. Os outros cinco estão nas escolas-polo para alunos com deficiência auditiva, que são a escola Clara Freire Castellano, no bairro Wenzel, com dois intérpretes, e a escola Armando Grisi, no Jardim Paulista 2, que tem cinco intérpretes.

“A dinâmica de ensino nas salas com deficientes auditivos e intérprete é mais que um mecanismo de inclusão, pois favorece os demais alunos e professores”, comenta a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, Simara Pereira da Mata. “A língua de sinais vira uma segunda língua para os estudantes que não têm deficiência auditiva”, comenta.

Atualmente a rede municipal de ensino de Rio Claro conta com três alunos nessa condição cursando a Educação Infantil e 12 no Ensino Fundamental. “É um importante exemplo de como o município leva a sério a inclusão”, afirma o assessor dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. Segundo Paulo Meyer, a prefeitura vem, a partir deste ano, intensificando o trabalho voltado a esse público.

“Foram muitas as conquistas em 2018 graças ao empenho de vários setores da administração municipal”, prossegue, citando o recurso para deficientes auditivos no projeto WhatsApp Cidadão da Guarda Civil Municipal; o anúncio da ampliação da EJA da escola Marcelo Schmidt com salas no instituto Allan Kardec, equipadas com recursos multifuncionais para atendimento a aluno com necessidades especiais; a implantação do esporte golbol no programa de esportes da prefeitura; a implantação de Residência Inclusiva para pessoas com deficiência, em parceria com a Apae; a entrega de 400 aparelhos auditivos, a maior já feita pelo município, pelo Fundo Social de Solidariedade; e o novo impulso à Assessoria Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência, que neste ano integra a coordenação do Fórum Estadual de Gestores da Pessoa com Deficiência.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP