Imprensa Rio Claro SP Fundação Ulysses Guimarães tem nova sede na Rua 6 | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 17 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Fundação Ulysses Guimarães tem nova sede na Rua 6

A Fundação Municipal Ulysses Guimarães tem nova sede em Rio Claro. As novas instalações da autarquia foram inauguradas nesta sexta-feira (16). O novo endereço fica na Rua 6, 1.995, região central da cidade. A Fundação Nacional Ulysses Guimarães, com sede em Brasília (DF), será responsável pelas despesas geradas com a manutenção do prédio e com o funcionamento da autarquia municipal. Não haverá despesas para a prefeitura.

Na nova sede será guardado o acervo de 21 mil peças sobre o ex-deputado Ulysses Guimarães. A mudança de endereço foi necessária depois que a administração municipal extinguiu cargos e salários da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) gerando economia de quase R$ 700 mil por ano aos cofres públicos. Convênio celebrado em julho garantiu o funcionamento da entidade local em outro modelo de gestão, permitindo à FUG municipal receber recursos da FUG nacional. 

Na cerimônia de inauguração, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, reiterou que a decisão de extinguir a FUG foi tomada pensando na economia de recursos num momento em que a prefeitura enfrenta dificuldades financeiras. Juninho ressaltou o entendimento que permitiu o funcionamento da FUG com recursos da fundação nacional. “Essa inauguração só está acontecendo por causa da união de esforços em torno de um objetivo único de preservar a história e a memória de Ulysses Guimarães”, comentou o prefeito, salientando que o prédio onde funcionava a fundação, localizado no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), irá abrigar uma creche que terá o nome do ex-deputado.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, enalteceu a sensibilidade do prefeito em acatar o pedido de manter a FUG. Ele lembrou a participação da sociedade, que se mobilizou pela fundação como facilitadora de recursos e melhorias para a cidade. “Foi uma junção de esforços e entendimento político pelo bem comum de Rio Claro”, frisou. 

João Vieira Campos, presidente do PMDB e do conselho da FUG, comentou que a fundação é um “importante instrumento de apoio à cultura por meio de cursos, exposições e da biblioteca cujo acervo é disponibilizado para consultas”. A vereadora Maria do Carmo Guilherme afirmou que esse momento “é um marco político e histórico”.

O deputado estadual Aldo Demarchi destacou a importância do entendimento político que manteve a FUG. “A história tem que ser preservada e Ulysses Guimarães tem história e merece esse reconhecimento”, disse. Chico Donato, secretário de gestão da Fundação Nacional, falou de sua satisfação em ter contribuído para manter a FUG municipal, que irá preservar o patrimônio histórico de Ulysses Guimarães para as futuras gerações.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários municipais Daniela Ferraz (Cultura), Emilio Cerri (Agricultura), Mônica Christofoletti (Educação – interina); a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira; Maria Aparecida Moura, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres; os deputados federais Nelson Marquezelli e Lobbe Neto; Evandro Mesquita, conselheiro da FUG Nacional; os vereadores Hernani Leonhardt, Anderson Christofoletti, Irander Augusto e Adriano La Torre; e outras autoridades.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP