Imprensa Rio Claro SP Defesa Civil dá orientações para reduzir riscos trazidos pelas chuvas | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

sexta-feira, 19 de outubro de 2018.

Defesa Civil dá orientações para reduzir riscos trazidos pelas chuvas

As chuvas de verão trazem riscos que podem ser reduzidos com cuidados da comunidade. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça orientações que ajudam a evitar problemas maiores em situações de risco relacionadas ao clima. “Este é um período em que são comuns as pancadas de chuva no final de tarde, que podem gerar transtornos como galhos ou árvores que caem, ruas alagadas e outros”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Algumas ações simples são essenciais para evitar contratempos”, acrescenta.

Uma das principais dicas é evitar contato com a água de enchentes ou alagamentos. O risco de a água estar contaminada é alto, o que pode provocar doenças. A Defesa Civil também orienta para que se mantenha produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas. Se houver contato, pode haver contaminação, portanto esse material deve ser descartado. Também é importante beber somente água filtrada ou fervida.

Não é recomendável transitar em vias alagadas, mas, se for o caso, é recomendável que a pessoa esteja calçada. Por questão de segurança, é importante andar utilizando apoio de muros e paredes. Durante as chuvas não se deve buscar abrigo sob árvores, pelo risco de raios e de quedas de galhos ou da própria árvore.

As pessoas que forem limpar locais atingidos por água e lama devem usar botas e luvas. Não se deve nunca reaproveitar a água das enchentes. É essencial manter equipamentos elétricos longe da água e não encostar nesses equipamentos se estiverem molhados.

“Voltamos a pedir a colaboração da comunidade no sentido de fazer o descarte correto de materiais durante o ano todo”, destaca o diretor da Defesa Civil. “Lixo jogado em terrenos e vias públicas entope galerias e bocas de lobo, prejudicando o sistema de escoamento de águas das chuvas, agravando problemas de inundações”, comenta, lembrando que Rio Claro tem coleta de lixo em todos os bairros e serviços como cata bagulho, coleta seletiva e ecopontos.

O departamento municipal de Defesa Civil mantém um serviço de emergência 24 horas, todos os dias da semana. Os contatos podem ser feitos pela linha telefônica 199.