Imprensa Rio Claro SP IPTU 2018 já está disponível no site da prefeitura de Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 21 de outubro de 2018.

IPTU 2018 já está disponível no site da prefeitura de Rio Claro

Contribuintes de Rio Claro já podem pagar a primeira parcela ou a parcela única do IPTU 2018, que vencem no dia 20 do mês que vem. O site da prefeitura disponibiliza as guias de pagamento para serem impressas e pagas na rede credenciada. O município oferece essa alternativa para quem quer se antecipar à entrega dos carnês. Os carnês estão na gráfica e devem ser entregues nesta semana à prefeitura, que contratou os Correios para a distribuição.

“Pagar o IPTU no prazo garante desconto aos contribuintes”, reforça o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. A parcela única dá desconto de 10% no valor total do carnê, quando paga em dia. Nos parcelamento, a prefeitura dá 3% de desconto em cada parcela paga no prazo. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos no prazo, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões.

Para acessar online as guias de pagamento, basta entrar no site da prefeitura, imprimir o documento e fazer o pagamento em um dos cinco bancos credenciados, nas casas lotéricas ou na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc. Neste ano a prefeitura ampliou as opções de bancos onde é possível pagar o IPTU. O imposto será recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal.

O endereço eletrônico para a impressão das guias é www.rioclaro.sp.gov.br. No menu “Serviços”, o contribuinte deve clicar na opção “Tributos municipais (IPTU e demais taxas)”. Depois, deve inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados nos carnês anteriores de IPTU. Em seguida, basta escolher entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Carnês

O município confeccionou 95.469 carnês do IPTU 2018. Desse total, 2.847 serão enviados pela prefeitura às imobiliárias. O restante será entregue pelos Correios.

Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.