Imprensa Rio Claro SP Integralidade em Saúde é tema de palestra nesta 6ª-feira | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 19 de julho de 2018.

Arquivo Mensal

Integralidade em Saúde é tema de palestra nesta 6ª-feira

Com o tema “Integralidade em Saúde – Singularidade e questões de direitos humanos”, a Secretaria de Cultura e a Fundação Municipal de Saúde realizam a palestra na sexta-feira (19). O evento, sem cobrança de ingresso, será realizado às 14 horas no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), localizado na Rua 6, nº 3265, bairro Alto do Santana.

O palestrante será o pesquisador e escritor Celso Ricardo Monteiro, que atua nas questões de saúde e desigualdades com enfoque em preconceito, discriminação, racismo e intolerâncias correlatas. Atualmente é assessor da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo no programa municipal de DST/Aids.

A palestra gira em torno das questões relacionadas à diversidade sexual e sua relação com a saúde, segregação, discriminação e os processos relacionados às práticas para a promoção da integralidade, no que se deve considerar a necessidade de atenção às demandas e necessidades em saúde de cada indivíduo como elas são, e ao processo de trabalho, a intersetorialidade e o grau de atenção dispensado ao cuidado em saúde pública.

“É importante debater estes temas para desfazer estereótipos e garantir a atenção em saúde”, defende Daniela Ferraz, secretária de Cultura. “O preconceito impede e cria condições negativas, torna um grupo ainda mais vulnerável”, destaca.

O preparo dos profissionais para lidar com as populações vulneráveis, a importância da multiplicação de informações que auxiliem a eliminar o preconceito e produzam qualidade de vida e respeito à dignidade são peças fundamentais para mudança dessa realidade. “Quando detectamos essa barreira social o esforço tem que ser redobrado para que seja possível criar um ambiente acolhedor e integrar a população LGBT, com atendimento e necessidades específicas, independente da complexidade da demanda”, finalizou Daniela.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP