Imprensa Rio Claro SP Só quem vai para área de risco precisa de vacina contra febre amarela | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 23 de maio de 2018.

Arquivo Mensal

Só quem vai para área de risco precisa de vacina contra febre amarela

Nos últimos dias as unidades de saúde de Rio Claro têm recebido um grande fluxo de pessoas para tomar a vacina contra a febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que Rio Claro, até o momento, não é considerada área de risco para a doença pelo Ministério da Saúde. As autoridades sanitárias ressaltam que a vacina é indicada somente para quem vai viajar para local considerado de risco para transmissão da febre amarela. “Quem não vai viajar não precisa tomar a vacina”, orienta o secretário interino da Saúde, Antonio Archangelo.

O número de doses da vacina recebido pelo município é definido pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 10), que prioriza as zonas de risco. Para atender todos os viajantes, a aplicação é limitada a 100 doses diárias em cada unidade de saúde onde o medicamento está disponível. “O limite diário de doses e o horário de atendimento são definidos com base na quantidade recebida da regional de saúde”, esclarece a coordenadora Vigilância Epidemiológica, Cláudia Passarelli, reiterando que a prioridade de vacinação é para as pessoas que vão viajar para áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde. Esses locais podem ser consultados no site do órgão pelo endereço http://portalms.saude.gov.br/.

A Vigilância Epidemiológica do Município de Rio Claro está atenta para a ocorrência de casos em humanos e também o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) monitora a possível ocorrência de casos de febre amarela nos macacos da região, que não transmitem a doença aos humanos mas servem como elemento de alerta no controle da doença.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP