Imprensa Rio Claro SP Rio Claro é referência paulista em agroecologia e agricultura orgânica | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro é referência paulista em agroecologia e agricultura orgânica

O município de Rio Claro como referência do interior paulista em agroecologia e agricultura orgânica. Esse objetivo de um amplo projeto que vem sendo desenvolvido pela prefeitura ganhou força nesta semana com a manifestação de apoio da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), que teve representantes conhecendo nesta semana o trabalho em Rio Claro.

“Sabemos o quanto o setor tem a colaborar com a sociedade, por um meio ambiente melhor e uma saúde de qualidade”, afirma o deputado Aldo Demarchi, um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica. A entidade apresentou projeto de lei sobre o assunto que foi aprovado em dezembro passado na Assembleia Legislativa e deverá ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin.

“As iniciativas para o fortalecimento do setor agrícola sempre terão nosso apoio”, comentou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que já determinou estudos para que a produção orgânica seja incorporada à alimentação na rede municipal de ensino.

Nesse sentido, a associação da capital paulista, que realiza uma feira de grande tradição no bairro Água Branca, já se colocou à disposição para fornecer mudas de plantas alternativas não convencionais – como taioba e ora pro nobis. “São plantas que podem ser produzidas em pequenos espaços, com baixo custo e rico aproveitamento alimentar”, explica o diretor municipal Sérgio Litholdo.

No projeto desenvolvido em Rio Claro está também prevista uma parceria com o Instituto Adolfo Lutz para estudo científico visando comparar produções orgânica e convencional, verificando a interferência de fungos e outros elementos na saúde humana. Os relatórios semestrais da pesquisa de dois anos serão analisados também pela Unesp. O município está conversando com dirigentes do Centro Paula Souza para a implantação de curso técnico de agroecologia ainda neste ano.

A comitiva paulistana, formada por Ondalva Serrano, Márcio Stanziani (da AAO) e Ana Flávia Badue (do Instituto Kairós), visitou na terça-feira (23) a horta de Ajapi e várias hortas urbanas. Também participaram da reunião com os visitantes o secretário de Agricultura Emílio Cerri e Sakae Kinjo, da Fundação Mokiti Okada, além de técnicos municipais.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP