Imprensa Rio Claro SP Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quarta-feira, 14 de novembro de 2018.

Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo

Duas bocas de lobo bastante entupidas no Jardim Itapuã, região sul de Rio Claro, deram muito trabalho para equipe da prefeitura nessa quinta-feira (25). Até raízes foram encontradas no interior da tubulação, que exigiu horas de serviço para ser limpa. “É exemplo de uma demanda que vem aumentando nos últimos meses e, por isso, ampliamos a limpeza de bocas de lobo e desobstrução de galerias”, explica o secretário municipal de Obras e Serviços, Paulo Roberto de Lima. “Toda a cidade está sendo atendida, com prioridade para os casos mais graves”, acrescenta.

Nos últimos dias o serviço foi feito nos bairros Jardim Novo, Jardim das Palmeiras, São Miguel, Boa Esperança e Vila Industrial. Os pedidos para limpeza de bocas de lobo ou desobstrução de galerias podem ser feitos pela linha direta 156. Para realizar o serviço a Secretaria Municipal de Obras dispõe de oito profissionais, um caminhão de carga e um caminhão com hidrojato. “Devido às dimensões das bocas de lobo, a sujeira é retirada manualmente”, explica o diretor de Obras Públicas, Válter Godoy.

Sujeira jogada nas vias públicas agrava problemas de entupimento de galerias, o que é especialmente prejudicial na época das chuvas. Além do descarte incorreto de papéis, plásticos, papelões, madeiras, galhos e outros materiais, há situações igualmente prejudiciais que acabam passando despercebidas por parte da comunidade. “Muitas pessoas varrem a calçada e jogam folhas de árvores diretamente nas bocas de lobo, ou as deixam na sarjeta, o que acaba prejudicando o sistema de drenagem”, aponta Godoy.

Trabalhando a partir deste ano com orçamento elaborado pela atual administração, a prefeitura de Rio Claro começou logo no início de 2018 a incrementar a área de zeladoria do município. Além de dar novo fôlego para a limpeza de bocas de lobo e desobstrução de galerias, nova equipe de tapa-buracos foi somada à estrutura da Secretaria de Obras, e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção ganhará duas equipes para manutenção de áreas públicas. “Manter a cidade limpa e em ordem é uma das nossas prioridades, estamos empenhados e redobrando esforços nesse sentido”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.