Imprensa Rio Claro SP Rio Claro entre as 40 cidades brasileiras que mais criaram empregos | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
segunda-feira, 20 de agosto de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro entre as 40 cidades brasileiras que mais criaram empregos

Após três anos de retração, Rio Claro foi destaque na região e no país na geração de empregos no ano passado. O município ficou em 39º lugar no ranking entre as 40 cidades brasileiras que mais criaram postos de trabalho em 2017, com abertura de 1.295 vagas de janeiro a dezembro. Considerando apenas os municípios paulistas, Rio Claro aparece na 11ª posição. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme levantamento feito pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que inclui os mais de 5.500 municípios brasileiros, inclusive as capitais.

O Brasil fechou o ano de 2017 com perda de 20.832 vagas formais de emprego. A cidade que mais criou postos de trabalho no ano passado foi Joinville, em Santa Catarina, com 5.588 vagas criadas. Em segundo lugar vem Aparecida de Goiânia (GO) com 4.342 empregos criados. O primeiro município paulista a figurar no ranking nacional foi Bebedouro que criou 4.203 empregos no acumulado de 2017. Outras 11 cidades paulistas aparecem na lista, incluindo Rio Claro na 39ª posição.

“Gostaríamos que os números de Rio Claro fossem ainda melhor, mas é muito gratificante saber que nossa cidade se destacou na geração de empregos em nível nacional, no ranking feito pelo Ministério do Trabalho”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Estamos muito felizes porque o município vem de um retrospecto negativo nos últimos anos e conseguiu superar esses resultados mesmo diante de um cenário econômico delicado. Isso mostra que estamos no caminho certo”, acrescenta Juninho.

A criação de 1.295 vagas foi o melhor desempenho de Rio Claro nos últimos quatros anos, inclusive superando cidades de maior porte. De 2014 a 2016 todos os saldos foram negativos: -665 em 2014, -2873 em 2015 e -920 em 2016. O último resultado positivo de Rio Claro na geração de empregos tinha sido em 2013 quando foram criadas 864 vagas.

“A abertura de empregos com carteira assinada é um sinal de recuperação da economia, o que gera boas perspectivas para 2018”, avalia Gilberto Brina, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. De acordo com ele, contribui para esse resultado positivo a diversidade industrial e o potencial empresarial do município.

Em Rio Claro, o empresário que pretende se instalar na cidade ou ampliar suas instalações pode contar com o apoio do Proderc (Programa de Desenvolvimento de Rio Claro) que oferece incentivos fiscais às empresas. O município também tem no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) um forte aliado na qualificação de mão de obra e recrutamento e seleção de trabalhadores. “Temos trabalhado muito para aumentar a captação de vagas e a inserção ou recolocação de profissionais no mercado de trabalho”, declara o diretor do PAT, Laerte Tebaldi, ressaltando que a orientação da prefeitura é manter o foco e o trabalho para melhorar ainda mais os números do município.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP