Imprensa Rio Claro SP Prefeitura realiza ação ambiental no sábado em Ajapi | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 16 de dezembro de 2018.

Prefeitura realiza ação ambiental no sábado em Ajapi

Os moradores do distrito de Ajapi poderão participar de ação ambiental no próximo sábado (3). A prefeitura de Rio Claro irá realizar mais uma edição do programa “Jogando Limpo no Bairro” com o objetivo de intensificar a integração entre poder público e comunidade. A ação será realizada das 8h30 às 12 horas com concentração das equipes em frente ao prédio da subprefeitura. Em caso de chuva, a atividade será cancelada e transferida para uma nova data.

Essa será a primeira edição do “Jogando Limpo no Bairro” em 2018 depois de ter sido realizado com sucesso no ano passado. O programa foi instituído por lei municipal de autoria do vereador Seron. “O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de reciclar e reaproveitar o lixo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. Para isso, é necessário que a comunidade cultive o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico. “Reciclar é cuidar do meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirma Penteado.

A ação em Ajapi contará com várias atividades e o envolvimento de outras secretarias e serviços. Equipe de combate à dengue fará vistoria porta a porta orientando a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Integrantes da Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis) também vão participar coletando materiais recicláveis e o caminhão do cata bagulho vai percorrer as ruas do distrito recolhendo materiais inservíveis.

A comunidade também vai receber dicas sobre educação ambiental. “Vamos passar de casa em casa orientando os moradores sobre a importância do descarte correto de lixo e resíduos e de respeitar os dias e horários das coletas”, informa o gerente Leonardo Andrade, destacando ainda a necessidade da população gerenciar corretamente seus resíduos sólidos e adotar postura e atitudes sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente.