Imprensa Rio Claro SP RC retoma visitas monitoradas às nascentes no perímetro urbano | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018.

Arquivo Mensal

RC retoma visitas monitoradas às nascentes no perímetro urbano

Rio Claro retoma na manhã dessa quinta-feira (8) o projeto de visitação às nascentes, voltado para estudantes do município. É um trabalho que a prefeitura iniciou no ano passado e que neste ano retorna com modificações, ampliando o alcance ambiental e educacional da ação.

Agora as visitas monitoradas incluem atenção especial às nascentes degradadas, que receberão plantio de mudas nativas. A ação, que envolve o Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, marca o início dos esforços de Rio Claro para a edição deste ano do programa Município Verde Azul, no qual o governo do estado avalia o trabalho das cidades na área do meio ambiente.

Nessa nova dinâmica, uma nascente será visitada por mês. Além disso, serão mantidos os passeios à nascente modelo, localizada na Vila Cristina, onde a visita será realizada nesta quinta-feira. “Vamos colaborar com a recuperação de nascentes do perímetro urbano com problemas como ocupação irregular, desmatamento ou assoreamento”, explica Iuri Antonio, diretor de Meio Ambiente.

Neste primeiro passeio, alunos da escola estadual Professor João Batista Leme vão aprender sobre o contexto histórico da “nascente modelo” e a importância de sua preservação e de todo o meio ambiente, além de realizarem o plantio de 100 mudas de árvores nativas doadas pelo viveiro do Daae. Esses estudantes integram o projeto de robótica “Robotigre”, que visa catalogar o maior número de nascentes com a ferramenta Google Earth.

“O projeto de visita às nascentes tem grande relevância, pois reúne preservação, conscientização e educação ambiental”, destaca o secretário do Meio Ambiente (Sema), Antonio Penteado, lembrando que essa ação teve início em julho do ano passado, com quatro visitas no decorrer do semestre à “nascente modelo”.

A nascente modelo da Vila Cristina, chamada “Manancial Vila Cristina/Estrada da Bomba” desemboca no Ribeirão Claro e era utilizada pelo município como uma casa de bomba de captação de água, que foi inaugurada em 1936 e utilizada até meados da década de 1950.

“É um projeto que destaca a importância da preservação da água e de todo o meio ambiente, colaborando com o desenvolvimento sustentável, além de contribuir na educação ambiental de nossas crianças e jovens”, comenta o superintendente do Daae, Francesco Rotolo.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP