Imprensa Rio Claro SP Daae reduz dívidas em 54% | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quinta-feira, 19 de julho de 2018.

Daae reduz dívidas em 54%

No comando da autarquia desde janeiro do ano passado, o engenheiro civil Francesco Rotolo divulgou nesta sexta-feira (9) um balanço dos trabalhos realizados pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) nestes 13 meses de trabalho.

“Além de obtermos diversas melhorias no sistema de tratamento de água da cidade e na sede do Daae, conseguimos uma redução significativa na dívida contraída ao longo dos anos”, afirma Rotolo.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta que a conduta do Daae está alinhada ao planejamento e corte nos gastos adotados pela administração municipal com o objetivo de reorganizar a cidade e ampliar os serviços oferecidos à população.

Com ação financeira efetiva, o Daae renegociou dívidas tributárias e contratos com fornecedores e elaborou um planejamento visando melhorias nos serviços realizados pela autarquia como programas de eficiência operacional, eficientização energética e reorganização da força de trabalho, conseguindo reduzir a dívida herdada de R$ 15.795.201,00 para R$ 7.267.733,00, representando uma diminuição de 53,99% dos gastos.

Um dos exemplos foi a assinatura, em novembro, do convênio com a distribuidora de energia elétrica Elektro referente ao programa de eficiência energética da concessionária, com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com substituição de equipamentos obsoletos, que têm baixo rendimento e consomem muita energia, a expectativa é economizar entre R$ 1,4 milhão e R$ 1,8 milhão por ano com custos de energia elétrica, além de investimentos de R$ 1 milhão do setor energético no Daae, melhorando o sistema de captação e tratamento de água.

Destaque também para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), com redução da multa de R$ 12 milhões para R$ 6 milhões, revertidos em medidas compensatórias para o município.

Ainda no ano passado, a autarquia solucionou o problema de falta de água no Parque Flórida. Após 10 anos de espera, os moradores do bairro localizado na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes puderam pedir a instalação de hidrômetros para receber água tratada. Para isso, foi instalada uma adutora que passou a abastecer aquela região que conta com 400 imóveis.

O Daae também obteve a Certidão Negativa de Débitos Tributários (CND), documento considerado de extrema importância para pleitear a obtenção de recursos financeiros dos governos federal e estadual em convênios e em outros tipos de repasse, como financiamento de projetos.

A obtenção da renovação da CND só foi possível após uma força-tarefa do Daae em suas áreas de contabilidade e finanças para renegociar o parcelamento e pagamento das dívidas tributárias com a Receita Federal, na ordem de R$ 1.368.122,19.

A autarquia também colocou em operação seis dos sete novos reservatórios elevados que estavam parados há cinco anos, realizando correções de não conformidades com as normas de serviços executados, totalizando oito milhões de litros a mais no sistema de reservação, representando economia de energia em horário de pico.

Também fez a execução de diversos projetos e serviços de engenharia, laudos, inspeções, fiscalizações e acompanhamento de obras, com destaque para a solução de problemas de desabastecimento nos distritos de Batovi e Ferraz; a conclusão da ampliação da ETA 2 prevista para este ano; conclusão da obra de barragem de captação de água bruta do Rio Corumbataí; início das obras da adutora da Assistência/Jd. Novo, da adutora Bonsucesso/Novo Wenzel e da recuperação estrutural da ETA 1.

O Daae também realizou a roçada e limpeza de 266.230m³ de seus terrenos; realizou 10.636 atividades de manutenção, sendo 30% superior ao ano de 2016, com destaque para 1.662 operações de tapa buraco no município, com serviços de execução de base para reparo asfáltico; manutenção de veículos; atualização tecnológica das ETA’s e melhorias no sistema supervisório; compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); correção de falhas no sistema de média tensão e melhorias elétricas; troca dos tubos de recalque na ETA 1 para evitar vazamentos; limpeza dos poços de sucção com mão de obra própria; limpeza da canaleta da captação da ETA 2 sem a paralisação do fornecimento de água e aquisição de motor de 500CV na captação da ETA 2.

E em janeiro desse ano, a autarquia resolveu um antigo problema de abastecimento de água no bairro Santa Maria, fazendo as obras necessárias para essas melhorias.

“Com muito empenho de todos não só da autarquia, mas do atual governo, em nosso primeiro ano, em meio à crise, conseguimos resgatar o bom funcionamento do Daae, oferecendo para a população um serviço com melhor qualidade”, comenta o superintendente do Daae, Francesco Rotolo.