Imprensa Rio Claro SP Carreta da mamografia terá equipamento de última geração | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

Carreta da mamografia terá equipamento de última geração

Os equipamentos da unidade de mamografia em instalação no Espaço Mais Saúde de Rio Claro começam a ser montados na segunda-feira (5). A implantação do novo serviço, que contará com mamógrafo de última geração, segue de acordo com o cronograma da prefeitura que, nesta semana, deve finalizar as adequações elétricas e hidráulicas da unidade. A estrutura chegou ao município na sexta-feira da semana passada e o atendimento começa neste mês de março.

“Vamos atender na unidade de mamografia mais de 2.300 mulheres que aguardam na fila de espera por esse exame tão importante”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

O exame de mamografia serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. É fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente. “Vamos continuar investindo no setor de saúde como prioridade em nosso governo, pois se trata se investir no bem-estar da comunidade e, muitas vezes, de salvar vidas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, numa referência a outros serviços já implantados na rede municipal de saúde no ano passado.

A partir dos 40 anos de idade as mulheres devem fazer o exame de mamografia anualmente. Segundo preconiza a Organização Mundial da Saúde, se houver caso de câncer de mama na família, é preciso iniciá-lo um pouco antes.

Para as pacientes que constam na lista de espera da rede pública de saúde do município, a Central Municipal de Regulação entrará em contato por telefone. Caso alguma dessas mulheres precise atualizar seus contatos, a Secretaria Municipal de Saúde aconselha que procurem sua unidade de saúde mais próxima de sua casa. Mais informações a respeito da unidade de mamografia podem ser obtidas por meio do telefone 3522-3600.