Imprensa Rio Claro SP Escolas podem agendar atividades na Sala Verde do lago Azul | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 23 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Escolas podem agendar atividades na Sala Verde do lago Azul

As escolas de Rio Claro já podem solicitar atividades na Sala Verde do Lago Azul. O novo espaço para educação ambiental do município foi entregue quarta-feira (28) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Esse é o resultado de uma ação coletiva que envolveu a participação de vários setores da comunidade, trabalhando em conjunto pelo meio ambiente”, comenta Juninho. Os contatos das unidades de ensino interessadas devem ser feitos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pelo email semarioclaro@gmail.com, ou pelo telefone 3522-1997.

Essa é a segunda Sala Verde de Rio Claro. Assim como a da Floresta Estadual, o centro de educação ambiental no Lago Azul tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborado pela Sema. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. O espaço é direcionado a estudantes das redes municipal, estadual e particular, de todos os níveis de ensino.

Na inauguração, alunos do Ensino Fundamental da escola municipal Monsenhor Martins, que desempenham atividades como agentes ambientais, receberam materiais didáticos e ouviram palestra ministrada por Leonardo Andrade, gerente da Secretaria de Meio Ambiente, além de participarem de brincadeiras envolvendo a temática ambiental.

“Por meio de atividades lúdicas a Sala Verde proporciona oportunidade dos jovens se aprofundarem nesse tema tão importante, o que certamente vai colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes nas questões ambientais”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Antonio Penteado.

A iniciativa traz para o município projeto do Ministério do Meio Ambiente para o incentivo de ações e programas educacionais. O projeto de lei que trouxe a iniciativa federal à Rio Claro é do vereador Seron, que destacou a boa acolhida da ideia no município. “A prefeitura e demais setores da sociedade abraçaram a iniciativa, o que é muito positivo para a cidade”, disse. O vereador Julio Lopes elogiou o programa pelo fato de sensibilizar as crianças para o meio ambiente. Também participaram da atividade os vereadores Geraldo Voluntário de André Godoy, presidente da Câmara Municipal, o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, o secretário municipal de Administração, Jean Scudeller, o diretor do Instituto de Biociências na Unesp, Cláudio Von Zuben, o diretor da BRK Ambiental, Diogenes Lyra.

Na Sala Verde do Lago Azul a prefeitura conta com apoio da BRK Ambiental, Unesp Rio Claro, Ambientelix Serviços Ambientais, Sustentare Ambiental, Planeta Azul e Rigava. O imóvel passou por reformas feitas por voluntários, com material obtido por meio de doações, além de tinta reaproveitada dos seis ecopontos da cidade. Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingirem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP