Imprensa Rio Claro SP Violência contra a mulher é tema de exposição | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Violência contra a mulher é tema de exposição

O Casarão da Cultura abre nessa sexta-feira (9) às 19 horas a exposição “A culpa é minha?”, que expõe a violência sofrida pela mulher na sociedade por meio de relatos reais de violência física, sexual e psicológica. A entrada é gratuita.

“Para que a violência seja combatida precisamos falar sobre ela, até como forma de incentivo às denúncias”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. O evento é organizado pela Secretaria da Cultura, por meio da Assessoria de Direitos da Mulheres, vinculada à Diretoria de Políticas Especiais, em parceria com a Fundação de Saúde, que forneceu os relatos.

“A sociedade muitas vezes tende a culpar a mulher pela violência sofrida, inclusive censurando trajes usados e, por meio desta exposição, tentamos desconstruir essa ideia equivocada”, explica Jaqueline Alves, assessora dos Direitos da Mulher.

A mostra tem como base depoimentos fornecidos por vítimas às entidades de acolhimento. Por meio de 13 breves relatos é possível constatar a vergonha, o medo das frequentes agressões e o pavor de serem assassinadas que as mulheres agredidas sentem. Este sentimento está entre as principais razões para que não abandonem o agressor, além do fato de grande parte das vítimas considerar ineficiente a forma com que o sistema judiciário trabalha a questão ou penaliza os agressores, o que não contribui para a diminuição da violência contra a mulher. Junto com os relatos estarão em exposição roupas condizentes com as que a mulher estava usando quando sofreu a agressão.

A exposição poderá ser vista até o dia 28 de março, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. O Casarão da Cultura fica naAvenida 3 com a Rua 7, Centro.

Para homenagear as mulheres, a Secretaria da Cultura organizou programação especial para este mês de março. Também no Casarão da Cultura será realizada vernissage Arte D’Elas, de 17 a 31 de março, com obras de mulheres artistas plásticas rio-clarenses, peças do acervo da Pinacoteca Municipal Pimentel Junior criadas por mulheres, performance de artistas e yogin (praticante de yoga). A programação tem apoio de Cia Paulista Pub, Padaria Estrela de Ouro, Paulo Batista móveis para escritório, TSA Som e Luz.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP