Imprensa Rio Claro SP Sala Verde do Lago Azul recebe no domingo ‘Brincadeiras Ambientais’ | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

domingo, 16 de dezembro de 2018.

Sala Verde do Lago Azul recebe no domingo ‘Brincadeiras Ambientais’

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), promove, nesse domingo (18), das 8h30 às 11h30, a atividade “Brincadeiras Ambientais”, na Sala Verde do Lago Azul. As crianças devem ir acompanhadas de pais ou responsáveis e para participar é preciso levar uma sacola de materiais recicláveis.

Esse evento será realizado no local uma vez por mês. A Sala Verde do Lago Azul fica no prédio localizado na Rua 2-A. Em cada encontro haverá uma atividade diferente. O tema escolhido para essa primeira edição é “brincadeiras antigas” e serão desenvolvidas atividades com bolinha de gude, corre cotia, pula corda, passa anel e outras.

“É um evento que vai proporcionar às crianças um aprendizado agradável e lúdico sobre questões ambientais”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Antonio Penteado.

“Todas as brincadeiras serão realizadas com reaproveitamento de materiais. As crianças deverão estar obrigatoriamente acompanhadas de um responsável durante todo o evento, que será realizado mesmo em caso de chuva”, explica Leonardo Andrade, gerente de conservações da Sema e coordenador do evento.

Os materiais recicláveis arrecadados serão doados à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis (Cooperviva). A ação conta com o apoio da Secretaria de Educação, Supermercado Covabra e Keky Animações.

Inaugurada no final de fevereiro deste ano, a Sala Verde do Lago Azul é a segunda de Rio Claro. Assim como a da Floresta Estadual, a sala de educação ambiental no Lago Azul tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborado pela Sema.

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e o espaço é direcionado a estudantes das redes municipal, estadual e particular, de todos os níveis de ensino. As escolas de Rio Claro podem solicitar atividades tanto na Sala Verde do Lago Azul como na da Floresta Estadual. Os contatos devem ser feitos com a Sema também pelo telefone 3522-1997 ou pelo e-mail semarioclaro@gmail.com.

A iniciativa traz para o município projeto do Ministério do Meio Ambiente para o incentivo de ações e programas educacionais. O projeto de lei que trouxe a iniciativa federal à Rio Claro é do vereador Seron.

Na Sala Verde do Lago Azul a prefeitura conta com apoio da BRK Ambiental, Unesp Rio Claro, Ambientelix Serviços Ambientais, Sustentare Ambiental, Planeta Azul e Rigava.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingirem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).