Imprensa Rio Claro SP Câncer de mama eleva riscos cardíacos, aponta tese de rio-clarense | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 17 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Câncer de mama eleva riscos cardíacos, aponta tese de rio-clarense

Mulheres com câncer de mama têm risco maior de apresentarem doenças do coração. Nova pesquisa sobre o tema, realizada pelo médico de Rio Claro Daniel Buttros, demonstra a relação entre os males cardíacos e o tumor nos seios, um dos mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil. Contemplado com o Prêmio Jornada Paulista de Mastologia 2017, o trabalho é tese de doutorado que Buttros defende no próximo dia 19 na Unesp Botucatu, e já tem desdobramento prático.  A partir dessa pesquisa, a Santa Casa de Rio Claro está implantando um ambulatório de cardio-oncologia para atender as pacientes com câncer de mama.

Na quarta-feira (21), em visita ao paço municipal, o mastologista presenteou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, com cópia da pesquisa, intitulada “Alto risco de doenças cardiovasculares em mulheres tratadas por câncer de mama”. “Um trabalho dessa dimensão é um orgulho para Rio Claro e um exemplo de profissional que quer ir além nessa importante missão de cuidar das pessoas”, comenta Juninho. O prefeito comentou sobre o fato de o município ter recentemente ampliado o atendimento no Espaço Mais Saúde com uma unidade de mamografia, destinada a reduzir a fila na qual há pacientes esperando desde 2014. “Nosso objetivo é justamente investir na prevenção, pois, como a pesquisa do doutor Buttros deixa claro, o câncer de mama tem consequências que vão além do que já tradicionalmente associamos a essa grave doença”, acrescenta.

Sobre o câncer de mama, o Dr. Buttros é enfático. “O tratamento correto passa necessariamente pela mamografia”. Segundo o médico, esses exames de mama são essenciais para o diagnóstico precoce, o que possibilita um tratamento mais rápido e com menor desgaste às pacientes. “Estudos aprofundados mostram que as mulheres que fazem a mamografia uma vez por ano vivem cerca de 30% a mais que as outras”, comenta.

Buttros, que é gerente da maternidade municipal de Rio Claro, realizou as investigações sobre a relação entre câncer de mama e males cardíacos com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos os exames foram custeados pela nossa equipe de estudos”, explica, acrescentando que o trabalho iniciado com a pesquisa terá continuidade no ambulatório de cardio-oncologia que está sendo montado no município.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP