Imprensa Rio Claro SP Parceria entre prefeitura e Santa Filomena agiliza encaminhamento de cirurgias | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Parceria entre prefeitura e Santa Filomena agiliza encaminhamento de cirurgias

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cervezão encaminhou na quarta-feira (21) 59 pacientes para a realização de cirurgias eletivas no Hospital Santa Filomena. Com novo núcleo diretor há um mês, a UBS do Cervezão é o principal polo do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro para consultas e encaminhamentos para cirurgias nas áreas gástrica e ginecológica. A realização de cirurgias eletivas por parte do hospital privado é fruto de parceria inédita estabelecida ano passado entre o Santa Filomena e a prefeitura, que por meio da Secretaria de Saúde administra as UBSs e Unidades de Saúde da Família do município.

“Nossa preocupação é com a agilidade, para que ninguém mais espere numa fila por uma cirurgia de média ou baixa complexidade, pois essa espera faz com que um problema que era simples se torne uma emergência”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Parcerias como essa com o Santa Filomena são essenciais para atendermos as pessoas com rapidez e qualidade”, acrescenta.

Na parceria com o hospital Santa Filomena, os custos pagos pela prefeitura têm como referência a tabela do SUS. Com esse trabalho conjunto, o Santa Filomena está realizando desde o ano passado uma série de procedimentos médicos a partir de encaminhamentos do município, como cirurgias de hérnia, retiradas de útero (histerectomias), cirurgia de hemorróida e retirada de vesícula biliar (colecistectomia), entre outras.

O contrato foi feito por chamamento público para atender pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas, e faz parte do Programa Mais Saúde, implantado pelo município no ano passado com uma série de ações para melhorar e tornar mais ágil o atendimento na rede pública.

“Todos os procedimentos têm sido acompanhados e regulados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde”, explica o secretário de Saúde, Djair Francisco. “O acolhimento, a humanização com que os pacientes têm sido atendidos merecem elogios e nossa meta é ampliar esse modelo de parceria, com outros hospitais”, acrescenta.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP