Imprensa Rio Claro SP Prefeitura entrega nova sede do Caps AD após 10 anos de espera | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018.

Prefeitura entrega nova sede do Caps AD após 10 anos de espera

Após mais de dez anos de espera, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) de Rio Claro tem nova e mais adequada sede. A prefeitura entregou o prédio na sexta-feira (6), reafirmando a posição de destaque que a saúde ocupa no município desde o ano passado, quando começou a gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Agora o Caps AD, que se chama “Luzan Yara Pereira”, fica na Avenida 4, esquina com a Rua 13, número 1171.

Há mais de uma década a equipe do programa de saúde mental do município e usuários vinham pedindo melhorias para o atendimento do Caps AD.  “O local onde estava o Caps AD era inadequado para esse importante trabalho de auxílio, acolhimento e recuperação das pessoas que procuram por esse serviço”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Vamos continuar investindo na humanização do atendimento em saúde”, acrescentou durante a inauguração.

O vice-prefeito, Marco Antonio Bellagamba, destacou o importante papel da equipe do Caps AD. “Acompanho de perto o trabalho que esses profissionais realizam”, disse, citando a Operação Vulnerabilidade, em que a prefeitura presta atendimento a pessoas em situação de rua. “Sabemos da complexidade e importância das atividades desenvolvidas pelo Caps AD e por isso nos empenhamos em oferecer melhores condições de trabalho em um espaço acolhedor, com toda a estrutura necessária”, acrescentou o vice-prefeito.
A solenidade contou com a presença de secretários da administração municipal, do assessor parlamentar Ivan Castanho, representando o deputado Estadual Aldo Demarchi e da gerente do programa de saúde mental de Rio Claro, Ana Carolina Oda Nevoeiro. “Essa era uma solicitação que vínhamos fazendo há anos e nunca fomos atendidos, agora é como se realizássemos um sonho antigo, de poder atender ainda melhor nossos pacientes”, afirmou.

Durante a solenidade houve apresentação de dança circular e a presença de integrantes do projeto de venda de pães feitos pelos pacientes da rede de saúde mental, além de exposição e venda de artesanato produzido pelo pacientes.

O Caps AD faz em média 200 atendimentos por mês. Conta com psiquiatria e psicologia, abre de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e atende demanda espontânea. É um serviço específico para o cuidado e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e outras drogas, como o crack. No local é oferecido acompanhamento clínico e feito trabalho pela reinserção social dos usuários, com ênfase no fortalecimento dos laços familiares e comunitários da importância do trabalho, lazer e exercício dos direitos civis. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3522-2600 ou 3525-7204.