Imprensa Rio Claro SP Projeto aborda inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 16 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Projeto aborda inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho

Para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a prefeitura de Rio Claro realiza o projeto Empresa Inclusiva, que inclui atividades nas empresas. Na sexta-feira (6) foi desenvolvido trabalho com profissionais da Unimed de Rio Claro.

“O objetivo é demonstrar as potencialidades de pessoas com deficiência em diversas funções e a importância de atitudes cooperativas para inclusão dessas pessoas no ambiente de trabalho”, destaca Carlos Alberto Trevisan, diretor de Políticas Especiais da Secretaria da Cultura.

As atividades incluíram dinâmicas relativas ao trabalho e a inclusão da pessoa com deficiência, além de palestra sobre as potencialidades, a importância da acessibilidade e de mudanças de atitudes para a realização da inclusão. “É muito importante que levemos este conteúdo para os profissionais das empresas”, observa Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acrescentando que cada um tem sua responsabilidade enquanto sociedade para que o processo de inclusão ocorra. “Foi muito bom verificar neste encontro o envolvimento dos profissionais em busca deste  objetivo”, finaliza Meyer, que ministrou as atividades.

A reunião foi pautada por informações preliminares obtidas com a empresa, que fez os apontamentos de quais seriam as formações e ações importantes para avançar na inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro laboral.

O analista de políticas públicas Vilson Andrade, que também colaborou com a atividade, lembra que o projeto Empresa Inclusiva está aberto para a adesão de novas empresas. O contato deve ser feito por meio da Diretoria de Políticas Especiais, que está localizada no Centro Cultural. O telefone é 3532-2425.

“A Unimed de Rio Claro dedica-se à ação de conscientizar o seu quadro de colaboradores sobre a importância e necessidade da inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e esta atividade veio contribuir com o trabalho que realizamos”, afirma Luiza Helena Rocha, da Unimed.

Para Mariana Vieira Catista, do setor de Recursos Humanos da Unimed, o desenvolvimento de atividades do tipo é muito importante para as empresas. “Vários foram os comentários positivos dos colaboradores da Unimed Rio Claro sobre a palestra, principalmente no que diz respeito à admissão, adaptação e desenvolvimento dos profissionais com deficiência”, frisou Mariana.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP