Imprensa Rio Claro SP Carta de Rio Claro norteará ações de secretários de Saúde em todo o Estado | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Carta de Rio Claro norteará ações de secretários de Saúde em todo o Estado

Secretários de Saúde de 78 cidades do Estado de São Paulo se reuniram em Rio Claro na tarde desta sexta-feira (20) onde participaram da assembleia geral ordinária do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). A reunião marcou o último dia de atividades do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 18 a 20 de abril no Claretiano Faculdade que contou com mais de 1.500 participantes.

Na assembleia geral, os secretários discutiram propostas para melhorar o sistema público de saúde no Estado e em todo o País. As propostas aprovadas na assembleia foram incluídas na Carta de Rio Claro e vão nortear as ações dos integrantes do Cosems junto aos governos estadual e federal e em setores relacionados à Saúde. O Cosems deverá tornar pública a Carta de Rio Claro nos próximos dias, incluindo as metas estabelecidas por sua diretoria na busca por atender aos municípios.

“Rio Claro sente-se feliz e orgulhosa em participar de um momento tão importante para a saúde pública. Com a Carta de Rio Claro seremos mais fortes na busca por mais recursos para oferecer um atendimento de qualidade na saúde pública”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou da cerimônia de encerramento do congresso.

No ano em que o SUS (Sistema Único de Saúde) completa 30 anos de existência, o tema central da Carta de Rio Claro é “SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde. Aumento do Financiamento Federal e Estadual”. O assunto permeou as discussões entre os participantes nos três dias em que o congresso foi realizado.

“A união de esforços e ideias que integrarão a Carta de Rio Claro nos dará maior representatividade, por meio do Cosems. Se os maiores desafios em oferecer saúde pública de qualidade à população passam pela gestão, precisamos urgentemente que Estado e União nos destine mais recursos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco, durante a assembleia.

Também na solenidade de encerramento do Congresso foram divulgados os vencedores do 8º Prêmio David Capistrano, que premia os melhores trabalhos expostos na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios realizada durante o evento.

Carmino de Souza, presidente do Cosems e secretário municipal de Saúde de Campinas, agradeceu o município pela realização do evento. “Rio Claro ficará em nossa memória como o município que superou expectativas, não só na organização do evento e na receptividade de sua gente, mas também nos avanços que tem mostrado na saúde pública com o empenho do prefeito Juninho e de seu secretário Djair”, finalizou.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP