Imprensa Rio Claro SP Caps III de Rio Claro recebe prêmio por trabalho inclusivo com pacientes | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

Arquivo Mensal

Caps III de Rio Claro recebe prêmio por trabalho inclusivo com pacientes

O trabalho da equipe do Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III) de Rio Claro foi um dos que foram laureados no 8º Prêmio David Capistrano, durante o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado no município rio-clarense semana passada. O Caps III apresentou o trabalho “Malukos Bazar: uma iniciativa de geração de trabalho e renda no Caps III do município de Rio Claro”.

De autoria de Cristiane Aparecida de Godoy Gava, Cristiane Marques de Oliveira, Mafalda Izeppe Ribeiro e Marli Bachião Martins Ferreira, o trabalho relata a realização de oficinas que envolvem a participação de pacientes do Caps III na venda de itens de artesanato, roupas e outros itens. Nas oficinas, os pacientes aprendem técnicas de atendimento ao público, vendas, entre outras atividades. Toda a renda do bazar é destinada é revertida aos usuários, manutenção do bazar e atividades de lazer.

O bazar funciona de segunda a quarta-feira no período da tarde, na entrada da unidade, que é vizinha à UPA do Cervezão. “Rio Claro mostra que ações simples de equipes empenhadas e apaixonadas pelo que fazem, podem fazer a diferença na vida das pessoas”, comenta o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria.

Outro trabalho da rede municipal de saúde recebeu menção honrosa na mostra. “Confecção de órteses para membros superiores no município de Rio Claro”, foi apresentado pela equipe do Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria. As órteses são utilizadas como recurso terapêutico para contribuir no processo de reabilitação. São indicadas principalmente para promover repouso e posicionamento adequado do membro, prevenir deformidades e também melhorar a função manual. São confeccionados com materiais termo moldáveis que possibilitam maiores ajustes anatômicos para atender a necessidade de cada pessoa individualmente.

“Além de Rio Claro sediar esse importante evento para a saúde, o município mostrou que tem ideas e ações que podem contribuir para avanços no setor”, comenta o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

O 8º prêmio David Capistrano contou com 675 trabalhos inscritos por um total de 83 municípios. A Mostra destacou 40 experiências, sendo que 10 conquistaram o prêmio, outras 10 receberam menção honrosa e as outras 20 também foram selecionadas para participarem da Mostra ‘Brasil Aqui Tem SUS’, que será realizada durante o 34º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde3 (Conasems), em Belém (PA), entre os dias 25 e 27 de julho.

“É um incentivo às equipes municipais de saúde que mostra o que o SUS é capaz de oferecer”, destaca Carmino Souza, presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems). “A troca de conhecimentos entre os municípios é de suma importância para a gestão”, acrescentou.

Todos os 40 melhores trabalhos serão publicados na próxima edição do Boletim do Instituto de Saúde – Revista BIS – publicado a partir de parceria entre o Cosems e o Instituto de Saúde.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP