Imprensa Rio Claro SP Rio Claro tem serviço gratuito para crianças com problemas emocionais | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 20 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro tem serviço gratuito para crianças com problemas emocionais

O mês de abril foi marcado pela comemoração dos 20 anos do Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro. Fundado em 1998, o Criari atende crianças e adolescentes que precisam de cuidados especiais na área de saúde mental. O serviço integra a rede de saúde mental do município, uma das mais completas do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Municipal de Saúde. A unidade realiza mais de 350 atendimentos por mês.

O Criari é um ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) que faz parte do Programa Municipal de Saúde Mental. A unidade atende crianças e adolescentes de 3 a 18 anos (incompletos) de Rio Claro e microrregião, com queixas de sofrimento psíquico/emocional, que causam comprometimento nas relações interpessoais e em sua rotina como um todo. “Um serviço de grande importância em nosso município, pois cuidar da saúde mental e emocional é tão importante quanto zelar pela saúde física de crianças e adolescentes”, comenta o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O Criari conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogas e pedagoga, chefe de núcleo, agentes administrativos e auxiliar de serviços gerais. “Nesses 20 anos o Criari vem buscando estabelecer uma linha de cuidado que proporcione atenção à criança e ao adolescente em sua integralidade, considerando o seu contexto de vida, suas relações sociais, educacionais, seu modo de pensar e seu modo de ser no mundo”, explica Ana Carolina Oda Nevoeiro, coordenadora da Rede de Saúde Mental no município.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, destaca o bom trabalho realizado pela unidade. “Graças ao empenho de toda a equipe, o Criari hoje é uma referência no acolhimento e atendimento às crianças e adolescentes”, observa.

O Criari fica na Rua 3, 227, entre as Avenidas 17 e 19, no bairro Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3533-4055.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP