Imprensa Rio Claro SP Castrações de cães e gatos crescem mais de 220% em um ano em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 19 de junho de 2018.

Arquivo Mensal

Castrações de cães e gatos crescem mais de 220% em um ano em Rio Claro

O número de cirurgias para castração de cães e gatos, realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Rio Claro, cresceu quase 58% em abril. No mês passado foram feitas 412 intervenções cirúrgicas contra 261 realizadas em março. Na comparação com abril de 2017, quando foram castrados 128 animais, o aumento no número de castrações é ainda maior, quase 222%. “A esterilização é importante para o controle populacional de cães e gatos e contribui para evitar o abandono de animais. Estamos trabalhando para aumentar ainda mais o número de cirurgias”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o centro cirúrgico nesta quinta-feira (3).

O aumento de castrações é resultado de uma soma de fatores, que vão desde mudanças realizadas no processo de agendamento, até o remanejamento de médicos veterinários. Essas ações resultaram na diminuição da fila de espera pelo serviço e um cronograma mais adequado que atende principalmente a população carente.

De acordo com o gerente do CCZ, Diego Reis, as mudanças não só beneficiam a população que tem seus animais de estimação, como otimizam o trabalho dos funcionários. “O bom resultado de um trabalho passa pela agilidade no agendamento, recepção e atendimento ao munícipe assim que ele chega ao CCZ com seu animal e é concluído com o entrosamento entre os profissionais dentro do centro cirúrgico”, explica Reis.

Antes, quando o proprietário deixava de levar seu animal no dia marcado para a cirurgia, o CCZ perdia uma castração. “Agora, otimizando o serviço, conseguimos entrar em contato com outro interessado, que então traz seu animal que está na fila de espera e fazemos um encaixe. Assim mantemos o número de cirurgias programadas para aquele dia”, informa Amanda Borotti.

A médica veterinária Amanda Borotti ressalta a importância do proprietário tomar os cuidados necessários com seus animais para proteger a incisão e garantir o sucesso da operação. “Como em qualquer outra cirurgia, a castração também requer cuidados no pré-operatório e no pós-operatório”, observa Amanda, frisando que para fazer a esterilização o animal precisa estar saudável e não prenhas em caso de fêmeas. “Os donos assinam termo de autorização para a cirurgia onde constam as instruções para o pós-operatório, como fazer curativo e higienização diária e cuidar para que o animal não mexa na sutura para não romper os pontos”, informa a veterinária. Além disso, os animais devem ficar em local pequeno e usar roupa cirúrgica para proteção, não devem correr, pular, subir e descer escadas, e não tomar medicação diferente da receitada pelo veterinário.

O serviço de castração de cães e gatos oferecido pela prefeitura é gratuito e o atendimento é feito com prioridade para pessoas de baixa renda. Os munícipes podem fazer agendamento para castração de seus animais pelos telefones (19) 3533-7155 e (19) 3535-4441.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP